A tosse é um sintoma incômodo para qualquer ser humano, ainda mais na tosse na gravidez que a sensibilidade esta a flor da pele, o cansaço é maior e para ajudar, não se tem muitas opções de medicamento para resolver essa situação.

Porque Ocorre Tosse?

Geralmente a tosse vem seguida de uma gripe ou resfriado forte e não causa nenhum mal ao bebê, pois o bebê esta bem protegido dentro do útero, mas também pode ser sintomas de uma crise alérgica e caso persista por longos dias ou venha apresentar febre, deve ser procurado um medico para consulta e um tratamento mais adequado.

Como Evitar a Tosse na Gravidez?

Como já informado antes, a tosse é um sintoma de gripe ou resfriado, portanto é necessário alguns cuidados redobrados nesse período, já que seu sistema imunológico esta trabalhando a favor da gestação e do desenvolvimento do bebê, portanto estará mais vulnerável aos vírus e infecções que estão no ar.

  • Beber no mínimo 2 litros de água por dia para hidratação. A água além de rica em minerais, limpa todo o organismo.
  • Incluir no cardápio o maior número possível de verduras, legumes e frutas. Esse tipo de alimento contem antioxidantes que auxiliam na melhora da imunidade.
  • Diminua a agitação e o stress, nesse período devemos repousar e descansar o máximo possível.

Sempre escutamos a frase “gravidez não é doença”, realmente não é, mas requer cuidados maiores pois precisa estar saudável e bem disposta para aguentar os 9 meses de mudanças no seu corpo. Serão 9 meses de muita sonolência, inchaços, e incômodos no corpo pois esta sendo gerado um novo corpo dentro de si e se preparando a cada segundo para o parto.

Como Tratar a Tosse na Gravidez?

Durante a gestação temos que ficar alertas sobre medicações. Não é todo medicamento que é recomendado e testado para gestantes, por isso só deve ser tomado qualquer remédio, por recomendação medica. Todo medicamento tomado sem prescrição de um medico, pode comprometer a saúde do bebê.

Os medicamentos normalmente recomendados a gestantes são o paracetamol e o buscopan em caso de dores e febre. No caso da tosse na gravidez, é recomendada a inalação com soro fisiológico somente e um chá de mel com limão para acalmar a irritação. Existem também mais algumas receitinhas caseiras de xarope que podem ajudar a aliviar o desconforto da tosse na gravidez.

Chá de cebola com mel – Cortar uma cebola grande em rodelas e deixar descansar por 24 horas junto de meia xícara de chá de açúcar. Após passado esse período, juntar o suco de 2 limões e 2 colheres de chá de mel , misturar, coar. Tomar 1 colher de sopa 3 x ao dia.

Chá de agrião com mel – Colocar em uma panela água e folhas de agrião e deixar ferver, após bater no liquidificador ou processador, coar e adicionar 1 xícara de mel e suco de 1 limão, guardar em recipiente fechado. Tomar 2 colheres de sopa 3 x ao dia.

Aproveitando o espaço para contar uma novidade para nossas leitoras gestantes. Em parceria com a empresa Famivita desenvolvemos um gel lubrificante FamiGel a base de água, amigo da fertilidade. Além de aumentar o prazer durante o período gestacional, ele ajuda a controlar o pH vaginal evitando infecções. É o único que imita fielmente o muco cervical e é aprovado pela Anvisa e produzido no Brasil. Você pode adquiri-lo aqui em nossa loja virtual.

Veja também: Hemorroidas na gravidez –  Como Aparecem e aliviar os sintomas

Foto: Anna Magal