Os sintomas de gravidez e de TPM são muito parecidos você já percebeu? Algumas vezes pode ser tão reais que confundem a mulher para valer! TPM ou gravidez? Como diferenciar uma coisa da outra?

Da para confundir sim, pois os sintomas são causados por um mesmo hormônio, a progesterona! Os sintomas podem começar logo após a ovulação, isso se dá devido ao aumento considerável da progesterona. Ela aumenta a temperatura, pode causar irritação e até mesmo náuseas! Aí a mulher pensa: sinto cólicas mas a menstruação não vem, o que ta acontecendo? Por isso vale a pena conhecer bem os sinais que o corpo dá. Os sintomas mais comuns da TPM que podem ser confundidos com a ovulação são:

Sintomas da TPM e da Ovulação

O ponto é que, para muitas mulheres que querem engravidar, esses sintomas se tornam um tormento. Como saber se é sinal da menstruação ou gravidez? O corpo dá sinais que nem sempre percebemos. Então podemos começar a distinguir pelos próprios sintomas que na gravidez pode ser sutis comparados à TPM muito fortes de algumas mulheres.

IMPORTANTE: Antes de sair comemorando a gravidez, tenha certeza que os sintomas não se tratam da sua menstruação que esta para chegar. Só comemore após fazer um teste de gravidez e dar positivo!

Diferenças da TPM Para a Gravidez?

Ponto 1 – As cólicas: Essas podem ser muito frequentes na TPM, alguns dias antes de menstruar a mulher sente as dores abdominais, porém em casos de gravidez, elas persistem mesmo durante o atraso menstrual. Por isso é fácil determinar que existe diferença na cólica menstrual da cólica de gravidez.

Ponto 2 – As náuseas: Elas tendem a reduzir assim que o período chega, ou seja, quando a mulher sangra. Embora sejam mais incomuns em TPM, sim podem acontecer e se intensificar quando há gravidez.

Ponto 3 – A progesterona: Assim como o estrogênio pode causar desconforto nas mamas e principalmente nos bicos dos seios. Com a chegada do período menstrual, os sintomas reduzem, porém na gravidez assim como as náuseas podem se intensificar.

Ponto 4 – O sono: Esse pode ser um dos principais indícios da gravidez! Embora ele seja também um dos sintomas para a TPM, a grávida é a maior vitima do sono! Esse sintoma pode perdurar até a 12ª semana enquanto na pré menstruação ficar até 2 ou 3 dias antes do sangramento.

Ponto 5 – Fome: Este sintoma pode ser controverso de corpo para corpo pois, cada organismo reagiria de uma forma. Algumas mulheres podem perder totalmente o apetite, outra tê-la aumentada com a TPM, mas uma coisa é fato para todas, na gravidez o apetite tende a aumentar mesmo que o enjoo insista em permanecer.

Ponto 6 – Sentimentos: Esses podem confundir muito a mulher que procura respostas entre TPM ou gravidez. No pré-menstrual, a mulher pode se sentir irritada e brava enquanto na gravidez muito mais sensível e chorona.

As dores abdominais podem ocorrer em ambos os casos pois a cólica menstrual é muito semelhante à cólica que o corpo lúteo proporciona. Porém o corpo lúteo levaria as cólicas em apenas um dos lados bem na altura dos ovários enquanto a TPM traria uma cólica homogênea no baixo ventre.

O fato é que para distinguir os sintomas de TPM dos de gravidez deve-se conhecer muito bem o seu corpo e ainda sim se houver dúvidas por um ciclo inusitado, aguardar o atraso e então realizar um teste de confiança. Normalmente com 5 dias de atraso em ciclos regulares ou 20 dias após o período fértil para ciclos irregulares, já conseguiriam detectar o HCG no sangue ou urina da mulher. TPM ou gravidez? Preste atenção aos sinais que o seu corpo dá!

Dúvidas das Leitoras:

Quando ocorre a TPM?

Os sintomas da TPM podem variar de mulher para mulher assim como quando eles surgem. Normalmente os sinais incômodos da TPM ocorrem entre 5 a 11 dias antes de descer a menstruação e tem por sinais mais evidentes as alterações de humor como a irritabilidade,o desejo por alimentos doces como o chocolate, o inchaço abdominal, sensibilidade nas mamas e crises de enxaqueca.

Grávida tem TPM?

A TPM (tensão pré-menstrual) não ocorre em  mulheres grávidas, porém alguns sintomas da gravidez são bem parecidos com a da TPM como por exemplo o choro sem motivo, alterações intensas de humor, sensibilidade dos seios e até mesmo o desejo por certos alimentos. Esses sintomas ocorrem devido a grande variação hormonal que a mulher sofre tanto nos dias de TPM como durante toda a gravidez.

Quem toma anticoncepcional tem TPM?

O uso de anticoncepcional para controlar os sintomas da TPM tem crescido o seu uso cada dia mais. Foram observados muitos casos e grande melhora dos incômodos após o uso do hormônios sintéticos. Com o uso do anticoncepcional muitas mulheres notaram melhora na irritabilidade, inchaço e até mesmo nas dores de cabeça, mas também ocorreram casos de intensificação dos sintomas após o uso do método contraceptivo, por isso todo tratamento deve ser seguido sob prescrição de seu ginecologista.

Existe Remédio para TPM?

Além das pilulas anticoncepcionais, calmantes naturais, fitoterápicos, manipulados e até mesmo implantes subcutâneos podem ser indicados. Alguns médicos podem indicar o uso de remédios calmantes controlados e só devem ser ingeridos na dosagem recomendada e sob orientação medica. Nenhum tratamento deve ser iniciado sem ter seu caso avaliado por um especialista.

Veja também: Quando Ocorre a Ovulação – Ter Relações Exatamente no Dia Fértil

Foto: James Palinsad