Eis aqui uma questão delicada e essencial na vida de toda grávida: Garantir noites de sono tranquilas! Imagina só conseguir se ajeitar na cama com aquele barrigão, controlando a ansiedade que está a mil com a expectativa da chegada do bebê, driblando os efeitos dos hormônios que estão em turbilhão…. É, não é uma tarefa nada fácil! Por isso mesmo, problemas como o transtorno do sono são comuns durante a gestação.

Importância do Sono na Gravidez

E as noites mal dormidas não fazem nada bem para ninguém e menos ainda para as grávidas, que precisam estar descansadas, evitando um aumento da ansiedade, stress e baixa imunidade. Além do mais, sabemos como é importante uma noite bem dormida para recarregarmos as baterias e seguirmos firmes e fortes neste trajeto maravilhoso, mas sim, exaustivo também!

Ainda vale ressaltar que com a chegada do bebê, algumas noites estarão comprometidas. Quem nunca ouviu algumas vezes: Prepara para dormir agora, porque depois com o bebê…. Esquece! Pois bem, nem sempre é assim, mas, acho que é uma boa dica realmente!

Então a hora de descansar e dormir bem durante toda noite é agora! Saiba como evitar distúrbios de sono para garantir que nada atrapalhe seu descanso merecido. E se já está enfrentando este problema, não se preocupe. Existem tratamentos efetivos e dicas importantes para te ajudar a combater este mal! Fique ligada e cuide-se para que nada prejudique suas noites de sono.

Problemas Para Dormir Durante a Gravidez (h2)

Logo nos primeiros meses da gestação, alguns fatores podem contribuir para que as noites de sono já não sejam mais as mesmas. As alterações hormonais, o peso, a barriguinha crescendo e os enjoos típicos desta fase podem atrapalhar o descanso de todo noite.

Se você está enfrentando este problema, não se sinta só. Estudos apontam que entre 66% e 94% das gestantes sofrem de algum tipo de distúrbio de sono durante a gravidez, que podem surgir logo no início, mas que geralmente são mais acentuados a partir do terceiro trimestre.

Saiba reconhecer quando a dificuldade para dormir está impactando na sua qualidade de vida, principalmente neste momento que é tão importante o descanso físico e psicológico e conheça alguns problemas específicos que estão diretamente relacionados ao transtorno do sono comuns de ocorrer durante a gravidez.

Causas do Transtorno do Sono Durante a Gravidez

Desde o momento que a mulher descobre a gravidez nada mais é igual. Também, pudera! É uma mudança e tanto! É um turbilhão de emoções e expectativas que deixam a ansiedade lá em cima. Imagine então deitar com tranquilidade para uma noite tranquila de sono?

As alterações hormonais, o ganho de peso, a barriga que vai crescendo e acaba atrapalhando na hora de encontrar uma melhor posição na cama, vontade de ir ao banheiro a toda hora prejudicam a qualidade do sono durante a gestação.
Muitas mulheres conseguem driblar estes incômodos e garantir suas noites bem dormidas, mas a maioria sofre com algum distúrbio que prejudique o sono. Nem sempre este transtorno é considerado uma doença, mas quando realmente atrapalha as noites que deveriam ser de descanso, o ideal é buscar tratamento.

A insônia é um dos problemas que atrapalham o sono das grávidas. É quando ocorre o despertar noturno, dificuldades para conciliar o sono ou sono pouco reparador. Geralmente no primeiro trimestre é provocado pelo mal-estar típico deste período, somados ainda a ansiedade pela recente descoberta da gravidez.

Já depois desta fase, o ganho de peso, a dificuldade de encontrar uma posição confortável na cama, a vontade de ir ao banheiro com frequência e até os movimentos do bebê são apontados como causas de insônia.

Uma excessiva sonolência durante o dia é uma queixa comum das gestantes. As causas no primeiro trimestre podem estar relacionadas com as alterações hormonais e depois deste período pode ser por consequência da insônia ou de outro transtorno que prejudique o descanso durante a noite.

O Ronco e a apneia do sono também são distúrbios que afetam as grávidas. Pode ocorrer devido ao excesso de peso e a diabetes gestacional. Ainda existe a Síndrome das pernas inquietas, comum o aparecimento durante o terceiro trimestre. É uma síndrome de causa neurológica, que faz as pernas de movimentarem de um lado para outro, atrapalhando o descanso.

Independentemente de qualquer que seja o problema ele deve ser tratado. As gestantes precisam de noites de sono tranquilas, descansar com qualidade para que não interfira em seu estado clínico e até prejudique o bebê.

Como Tratar os Distúrbios do Sono na Gravidez

Algumas situações que prejudicam o sono podem ser evitadas e em outros casos somente com tratamento que é possível melhorar a qualidade das noites de descanso. Durante o pré-natal é importante que relate para o seu médico se está enfrentando este problema para que ele possa acompanhar se existe alguma causa que mereça maior atenção e cuidados.

Algumas ações como manter pressão arterial estável, o peso controlado com uma dieta equilibrada. Prática de exercícios físicos e quando necessário, o uso de medicamentos para administrar a ansiedade poderá ser recomendado para tratar os transtornos de sono na gravidez.

Dicas para Ajudar no Sono na Gravidez

Em cada fase da gravidez os fatores que podem prejudicar o sono são diferentes e para cada uma delas será necessária uma atenção e cuidados específicos para tratar as causas. Porém, algumas dicas podem te ajudar a garantir noites de descanso mais tranquilas durante a gravidez:

– Preze por uma cama confortável, afinal um estímulo desses fica difícil de resistir.
– Use cortinas no quarto para manter o ambiente escurinho e agradável.
– Priorize alimentos saudáveis e leves, principalmente ao anoitecer
– Use travesseiros macios para apoiar a cabeça e para ficar entre os joelhos.
– Evite programas de TV ou programas agitados durante a noite. Quanto mais calma estiver, mais fácil será de conseguir pegar no sono e descansar com tranquilidade
– Uma boa leitura antes de dormir pode estimular o sono. Vale tentar!

Noites mal dormidas trazem sim consequências para o bem-estar das futuras mamães, portanto siga as dicas de como driblar os desconfortos e se realmente não conseguir garantir suas noites de sono não deixe de consultar seu médico para que ele possa verificar se existem causas mais importantes que mereçam tratamento.

Mas lembre-se: Vale mesmo um esforço para garantir suas noites de sono agora porque já sabe, depois com o bebê no colo não tem tratamento que dê jeito, só muito amor e dedicação para aguentar noites em claro cuidando do seu tesouro. Mas estas noites, mesmo que em claro, te darão muito prazer!

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Foto: claudioscott