Hoje em dia a maternidade tem sido adiada por muitas mulheres. Algumas priorizam a carreira e deixam que o tempo passe e a maternidade fique para depois dos 35 anos. Já outras tem dificuldades mesmo com anos de tentativas e alguns tratamentos.

A medicina tem avançado muito e com isso permite que por mais dificuldade que a mulher possa ter no futuro, ainda assim ela consiga engravidar através de métodos e tratamentos artificiais.

No tempo das minhas avós e até de minha mãe, engravidar após aos 40 anos não era raro, mas era encarado com medo pelas mulheres que consideravam “velha”uma gestante com essa faixa etária. Hoje em dia isso não é bem assim…

Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! No vídeo conto a história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Assistir agora!
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel solve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel solve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo

FIV – Fertilização In Vitro

A FIV (fertilização in vitro) veio revolucionar de forma radical a vida de tantas e tantas mulheres que também possuem dificuldade de ter um filho de seu próprio ventre, ou seja por problemas dela ou do seu parceiro.

IA – Inseminação Artificial

A IA (inseminação artificial) é um dos procedimentos possíveis e um dos mais em conta também, mas mesmo assim exige do casal uma série de preparações para que o procedimento possa ser realizado.

Mas a FIV é a última das tentativas, e a mais cara também, agora existem tratamentos que vão de uma simples indução da ovulação com medicação a uma cirurgia de histeroscopia(como se fosse uma endoscopia a grosso modo, mas que é feito no útero), e é feita quando há suspeitas de alguns problemas que possam influenciar no caso de não conseguir gravidez natural.

Histerossalpingografia

Existe a histerossalpingografia (que palavrãooo! Hahaha) que consiste em uma cirurgia para desobstrução das trompas no caso de que elas tenham colado ao longo dos anos.

Eu mesmo já presenciei algumas colegas que fizeram esse exame/cirurgia, porque é um procedimento muito simples, como uma ultrassonografia comum que é aplicado contraste, e se houver aderência em alguma das trompas, ou até mesmo nas duas, é feito um descolamento ali mesmo.

Há casos de mulheres que não conseguem mesmo ter filhos, por falta de capacidade uterina ou algum outro fator que possa anular essa possibilidade, mas que ainda sim tem seus óvulos.

No caso de problemas com secura vaginal ou falta de lubrificação ou muco, pode ser utilizado gels lubrificantes como o FamiGel, que faz o papel do muco da mulher e ainda aumenta a mobilidade dos espermatozoides.

E a possibilidade de uma voluntária (tem que ser um membro muito próximo da família) servir de barriga de aluguel vamos dizer assim, mas que na verdade não há remuneração. É feito uma análise por psicólogos para que esse procedimento seja feito, porque exige muito do emocional de todos os envolvidos.

Vou me aprofundar mais nesse assunto em breve, falando mais da FIV (fertilização in vitro) e da IA (inseminação artificial) que são procedimentos totalmente distintos. Ovários policísticos são um capitulo a parte, já que é mais comum do que possa imaginar e é um fator que causa infertilidade feminina em muitos casos.

A infertilidade masculina é mais um tabu entre os homens, os médicos recomendam que o casal faça todos os exames para detectar com mais agilidade e o tratamento ser o mais preciso possível.

Varicocele é um dos fatores que tornam um homem parcialmente infértil, mas que é totalmente reversível em sua grande maioria. A partir de agora veremos os assuntos que mais impedem que esse momento tão lindo da vida de um casal aconteça.

Veja também:  Por Que Não Consigo Engravidar – 4 Coisas no Sexo Que Atrapalham a Fecundação