Você conhece ou sabe para que serve o Tribulus Terrestris? Ele pode ser um grande aliado quando se fala em fertilidade masculina você sabia? Sim, uma planta simples que cresce como arbustos e que pode ser considerada como uma praga em alguns países pelo seu fácil crescimento e proliferação e também devido a sua difícil remoção, as vezes precisando ser cortado e retirado com inchadas. O tribulus terrestris pode servir como complemento para casais que querem engravidar e que enfrentam algum problema de fertilidade, principalmente por parte do homem.

Na década de 70 a eficácia da planta foi descoberta por cientistas que pesquisavam sobre complementos naturais, e foi comprovado que ela ajuda e muito como complemento para atletas e como estímulo de hormônios como testosterona masculina que é o hormônio sexual masculino. Consequentemente é aconselhado em casos que a vida sexual precisa de um empurrão! O Tribulus terrestris pode servir como um “viagra” natural digamos assim, homens com problemas sexuais como impotência e uma diminuição da ereção, tem o tribulus como uma opção segura e natural para voltar a ter um vigor sexual como antes. Essa eficácia do tribulus pode estar associada à vasodilatação que as substâncias contidas na planta fazem na região pélvica masculina.

Além de aumentar a testosterona e aumentar a libido, o tribulus terrestris também ajuda diretamente na fertilidade masculina ajudando na produção de espermatozoides saudáveis e assim a gravidez pode acontecer mais facilmente.

Quando Tomar e Como Tomar o Tribulus Terrestris?

O tribulus terrestris está indicado em casos de oligospermia, varicocele e em casos de baixa motilidade também, como complemento ao tratamento. Quando combinado com um bom tratamento receitado pelo urologista a base de vitaminas e antioxidantes, o tribulus terrestris é um ótimo aliado do casal que busca a fertilidade. Os níveis de testosterona podem aumentar e o de LH também fazendo uma estimulação maior e de qualidade no esperma. Porém, se não orientado pelo médico, deve-se informar a intenção do uso ao médico já que o tribulus terrestris em forma de cápsulas podem ser considerados como medicamento sim. O uso de tribulus terrestris em mulheres por enquanto não é nada conclusivo, já se ouve relatos de casos em que mulheres foram indicadas a tomar por aumentar os níveis de estrogênio, mas para essa finalidade o mais recomendado é o chá de inhame, por ser também natural e recomendado por vários médicos naturalistas.

tribulus terrestris para que serve 1

Planta Tribulus Terrestris

O tribulus terrestris não deve ser encarado como milagroso, apenas como uma ajuda da natureza para ajudar no aumento da fertilidade assim como os chás de inhame, Uxi amarelo e unha de gato. Casos mais severos que precisem de cirurgia devem ser tratados corretamente pelo médico e o uso do tribulus terrestris usado como auxiliar. A quantidade de uso pode variar de 250 a 750mg diárias, e é encontrado em pó e em capsulas e custa em torno de R$40 a 120, depende dos miligramas e do lugar que encontra. Pode ser comprado em loja de produtos naturais e de produtos de suplementos de academia.

Relado da autora: Há 8 anos tivemos sérios problemas com fertilidade do meu marido por conta da varicocele. O médico indicou uso de Vitergan e também de vitaminas E, além do uso de 750 mg de tribulus terrestris por 90 dias. Acho que por um conjunto de fatores deu tão certo que engravidei no primeiro mês sem o medicamento. Porém como dito no artigo acima o tribulus terrestris não é milagroso, é apenas um auxiliar para ajudar na fertilidade masculina. Não deixe de levar o seu marido ao médico urologista para fazer exames hormonais e também um espermograma viu, orientação de um bom profissional acima de tudo.
Muito boa sorte!

Veja também: Relato da Dificuldade de Engravidar e Parto do Dudu

Foto: Manuel M. Ramos