Você sempre sonhou em ser mãe, tenta por tempos conseguir engravidar e finalmente consegue. Mas de repente no momento em que deveria ser a fase mais feliz da sua vida, a tão esperada gravidez aconteceu e você é acometida de uma tristeza sem fim. Isto sem motivo nenhum e sem explicação.

Tristeza é Sintoma de Gravidez?

O que esta acontecendo? Normalmente essa tristeza acontece pelo despontamento dos sintomas da gravidez, pois, a mulher imagina que terá uma gravidez perfeita, sem enjoos e desconfortos e quando os sintomas e desconfortos acontecem, ela percebe que a gravidez não é só flores como sonhava.

O cansaço, a fadiga e desconfortos causados pela gravidez e sem contar a quantidade de cuidados que se é recomendado, também cuidados com a alimentação e proibições, pode deixar a futura mamãe se sentindo triste nessa fase.  A grávida pode ser tomada por uma tristeza sem motivos. Outras causas são preocupações constantes com a saúde do bebê,como será o parto, as mudanças radicais no corpo e demais outros motivos. Tudo que traga preocupação para a mamãe pode acometer numa entrega de pura tristeza e isso é natural, pois, a mulher esta vivendo um turbilhão de emoções e de hormônios trabalhando a todo vapor.

Melhor Remédio pra Tristeza

O melhor remédio para afastar essa tristeza, é desabafar os seus medos, converse bastante, tire suas duvidas e não viva com os grilos na cabeça que só fara que aumente sua tristeza na gravidez.

Saia mais, se divirta, faça programas mais animados, convide seus amigos e familiares para programas divertidos em casa, mesmo que não esteja disposta para sair. O que você não pode fazer é deixar essa tristeza na gravidez tomar conta de você e acabar evoluindo para uma depressão.

Uma dica para as gestantes: quer melhorar o prazer do sexo durante a fase gestacional? Use gels lubrificantes a base de água que fazem o papel do muco cervical e ainda controlam o pH vaginal, reduzindo as chances de proliferação de fungos e bactérias responsáveis por infecções. A Famivita desenvolveu o lubrificante perfeito para as tentantes e gestantes, o FamiGel. Você pode compra-lo aqui em nossa loja virtual.

Como Diagnosticar a Depressão na Gravidez

A depressão na gravidez é ocasionada por uma onda de tristeza que não passa de maneira alguma e quando a mulher se entrega à situação, ela vem sem pedir licença e toma conta.

Ela se apresenta com sinais de pura ansiedade, perda do sono, falta de apetite, muito desanimo e uma tristeza profunda que faz que a grávida não tenha vontade de fazer absolutamente nada. Normalmente ela esta relacionada ao aumento de hormônios progesterona e estrógeno.

Porém, segundo estudos, 95% das mulheres que sofrem de depressão na gravidez estão passando por problemas familiares, financeiros e até mesmo com problemas de saúde que trazem muitas preocupações.

Vídeo Explicativo

Se você esta vivendo essa situação por mais de duas semanas converse com seu obstetra, ele poderá recomendar o uso de medicamentos para controle da depressão sem que afete o desenvolvimento do bebê.

Tente conversar o máximo possível com suas amigas, companheiro, familiares, não se sobrecarregue tanto e não se cobre tanto, pois essa fase é difícil para todas as mulheres. Tente viver essa fase da gravidez com mais tranquilidade possível, ocupe a cabeça, se tente se sentir útil e ter uma vida o mais normal possível, claro que com moderação.

Isso fará não só bem a sua saúde, como para sua cabeça e para o seu convívio com sua família que passarão pelos nove meses da gravidez curtindo cada minuto.

Veja também: Baby Blues – Tristeza pós-parto

Foto: george ruiz