Ter um filho significa que diversas mudanças na sua vida terão que ocorrer. Mudanças de rotina, de sono, de hábitos, entre muitas outras coisas. Pequenas atividades que pareciam ser simples como ir ao mercado podem se tornar uma verdadeira aventura, devido a algumas necessidades do bebê. A troca de fralda fora de casa é uma delas e pode ser um momento de muita tensão, se os papais não estiverem preparados.

Mas afinal, qual a melhor maneira de realizar a troca de fralda fora de casa? Será que esse problema que para muitos é um verdadeiro pesadelo, pode ser minimizado? Existem diversos fatores que podem contribuir para que esse momento seja mais fácil ou mais difícil e nem tudo vai depender exclusivamente de você. Porém, pode-se fazer o melhor para que a troca de fraldas não seja algo tão ruim.

O que Levar na Bolsa do Bebê

Uma verdade é que quando se sai com um bebê, as fraldas podem ficar sujas a qualquer momento. Por isso é imprescindível que a bolsa de fraldas e todo o kit de troca estejam separados em uma bolsa e prontos para serem usados.

O mais recomendável, inclusive, é que hajam fraldas, lencinhos e pomadas sempre em uma bolsa, separados dos produtos que você usa em casa, pois dessa forma você nunca vai esquecer de colocar nada dentro e, portanto, vai ser mais fácil de realizar essa tarefa.

Além dessas coisas básicas, também é recomendável que você tenha em sua bolsa panos que possam cobrir qualquer superfície para que a pele do bebê não entre em contato com superfícies que podem contar bactérias ou podem estar sujos por diversos motivos.

Nem Sempre Existirá o Lugar Adequado

Dependendo do lugar para onde você vai, não existirá uma sala específica para que a troca de fraldas seja realizada e, nesse caso, você vai ter que saber improvisar. Quanto mais prática você tiver, mais fácil é para você conseguir realizar a troca de fralda fora de casa sem ter problema nenhum.

Ainda assim, o mais recomendável é que você evite os lugares que não possuem trocadores até porque nem todos os lugares estarão limpos e nas condições adequadas para que a troca seja feita da melhor maneira.

Birra do Bebê

Não é raro que os bebês falam birra na hora de trocar fralda, principalmente se tratando de um ambiente desconhecido em que eles não se sentem confortáveis. Nesses momentos é necessário que haja muita paciência, pois você terá que acalmar o bebê antes de trocar a fralda, caso contrário, você poderá fazer muita sujeira e tornar a atividade ainda mais difícil.

Uma boa dica para essa situação é levar brinquedos, principalmente aqueles com os quais o bebê está familiarizado, para que ele possa se distrair e deixar que a troca de fralda fora de casa ocorra de uma maneira mais tranquila. Mamadeiras e chupetas também podem ser usadas como distração, se o bebê for acostumado com elas, é claro.

Tanto os pais quanto as mães vão ter que lidar com situações onde a troca de fralda fora de casa é uma coisa necessária. E por mais que isso possa parecer difícil no início, todos irão perceber que com o tempo é possível se aperfeiçoar e fazer com que essa atividade não seja algo tão difícil assim. Também com o tempo, o bebê começa a aprender que ele precisa trocar de fralda não apenas em casa, mas em lugares diferentes a sua resistência tende a diminuir com esse costume.

Por último, é necessário falarmos sobre a questão dos pais, que pesa tanto quando falamos sobre ter um bebê. Por mais que a vida precise mudar por conta do bebê, isso não significa que os pais não podem sair e aproveitar a vida.

Há sim diversas mudanças, mas sair de casa faz parte da vida de todos, inclusive da do bebê e por isso não deve se privar ninguém de sair e fazer coisas rotineiras e divertidas como ir ao shopping center ou sair para comer fora junto com o bebê.

São coisas comuns que as pessoas costumam fazer e não precisar parar de fazer apenas porque tem um filho. As mudanças na vida existem, mas elas devem ser apenas uma adaptação às necessidades da criança e não uma virada radical no modo de viver dos pais.

Veja Também: Como Limpar o Bebê de Forma Adequada?
Foto: heymattallen