Me dei conta de uma coisa, o nome do site é Trocando Fraldas, mas nunca ensinei a trocar fraldas literalmente aqui! Mamães de primeira viagem e também aquelas que nunca cuidaram de um bebê na vida, ficam na dúvida e em alguns casos apavoradas quando o assunto é esse: troca de fraldas. Mas gente, é muito simples! O problema sempre e na maioria dos casos é o medo da primeira vez, mas na maternidade sempre tem alguém para ajudar. Me lembro que a minha cunhada estava amedrontada na primeira fralda da minha sobrinha após chegar em casa, mas logo e com o tempo ela passou a executar essa tarefa e muito bem! Diquinhas para quem está começando e para quem já tem essa tarefa há algum tempo:

1º Passo: Se o bebê é muito pequeno o ideal é ter tudo a mão, normalmente usa-se um trocador, desses que ficam em cima da cômoda do bebê. Mas se você não tem um desses, o ideal é fazer na cama mesmo, assim como nossas mães faziam. Separe a fralda limpa, pomada anti assaduras ou maisena (ela ajuda muito quando não se quer usar pomadas e a maisena suga toda a umidade) algodão, água morna e dependendo do seu hábito, lenços umedecidos.

2º Passo:  Abra a roupa do bebê e as fitas laterais da fralda. Verifique a necessidade de limpeza mais profunda, se há mais do que xixi na fralda. Caso haja, limpe o excesso com a fralda, sempre de cima para baixo afim de evitar infecção urinária no bebê pelo contato das fezes e principalmente se for uma menina.

3º Passo: Limpe conforme quiser, ou com lenços umedecidos ou algodão água morna e um sabonete liquido para retirar os resíduos das fezes.Evite limpar apenas com água, assim os resíduos não saem totalmente e o bebê fica exposto à assaduras.  Limpe e enxágue muito bem. Caso o bebê ainda seja recém nascido, é nessa hora que deve se limpar o umbigo com cotonete e álcool 70%. Umedeça os ambos lados do cotonete e limpe também com os dois lados.

4º Passo: Seque muito bem e passe a maisena ou a pomada. Coloque a fralda limpa e regule a cintura deixando dois dedos de folga entre a fralda e a barriguinha do bebê para não apertar. Uma dica válida para esse procedimento é arrumar as abas das perninhas do bebê. Caso tenha abas protetoras contra vazamentos, ajuste para aumentar a sua eficiência.

Fraldas Que Recomendo

Eu recomendaria as fraldas que mais usei e aprovo. Uso muito Mônica tanto a do pacotinho azul, como a Mônica Huggies, mas também gosto muito da Pampers Super Sec do pacotinho vermelho. Aliás a Pampers verde a Total Confort e é maravilhosa. Porém o preço e a qualidade da super Sec compensam e muito para mim. Uso também a Pom Pom e a Looney Toons. Essas são mais para o dia e quando o bebê está maior.

A fralda Pom Pom é a maior fralda em se tratando de modelagem a M equivale a G das outras marcas. Outra boa dica é quando for ter o bebê levar para a maternidade fraldas tamanho Rn da marca turma da Mônica, elas são menores e ideais para os primeiros dias. É isso, fica o espaço aberto para comentários e perguntas!

Veja também: Identifique a Saúde Através do Cocô do Bebê

Foto: Vermin Inc