Engravidar é o sonho de muitas mulheres, mas esse objetivo nem sempre é tão fácil de ser alcançado. Diversos problemas podem ocorrer, tanto com o homem quanto com a mulher ou até mesmo com os dois em casos mais raros. E ainda que, felizmente, os tratamentos estejam cada vez mais avançados nesse sentido, ainda existem muitos problemas que precisam ser superados.

Quando falamos em trompas enoveladas, por exemplo, estamos falando sobre um problema conhecido por muitas mulheres e que muitas outras passam. Mas o que são elas e como elas podem afetar uma possível gravidez? É exatamente esse o assunto que iremos tratar hoje.

Para entender melhor porque as trompas enoveladas podem trazer dificuldades para uma mulher engravidar e como isso ocorre, primeiramente precisamos entender como elas influenciam na fertilidade, pois só assim conseguiremos entender como elas também podem prejudicar.

O que São Trompas Uterinas?

As trompas uterinas, também conhecidas como tubas uterinas ou trompas de Falópio, estão localizadas na parte superior do útero, uma de cada lado e são divididas em quatro partes sendo elas a parte uterina, istmo, ampola e infundíbulo.

É nas trompas uterinas que acontece a fecundação do óvulo pelo espermatozoide e são elas as responsáveis pelo transportam do óvulo até o útero, ou seja, são fundamentais no processo da gravidez.

Boa parte das causas de infertilidade ou dificuldades para engravidar das mulheres estão ligadas à problemas nas trompas de Falópio, como é o caso das trompas enoveladas.

Grávida 4 anos depois do 1°!
"Lutei quase 4 anos para engravidar de novo! Saiba o que mudou a minha história." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida 4 anos depois do 1°!
"Lutei quase 4 anos para engravidar de novo! Saiba o que mudou a minha história." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!

O que é uma Trompa Enovelada?

Quando uma mulher possui as trompas enoveladas, significa que suas trompas uterinas estão tortas, o que acaba dificultando os espermatozoides de encontrarem o óvulo. Ter a trompa enovelada é diferente de ter as trompas obstruídas.

Nesse caso, significa que elas estão fechadas, o que pode causar infertilidade e exige um tratamento mais intenso e diferente. Muitas pessoas acabam confundindo os dois termos ou achando que se trata do mesmo assunto e por isso é necessário explicar quais são as diferenças e como isso pode afetar uma mulher na hora de tentar engravidar.

É possível Engravidar Mesmo com as Trompas Enoveladas?

Indo direto ao assunto: Sim, é possível engravidar mesmo com as trompas enoveladas. Como você pôde perceber, quando há esse tipo de problema, a mulher não é exatamente infértil, ainda que haja mais dificuldades para engravidar do que o normal.

Ainda assim, o mais recomendado é que se procure um médico para realizar todos os tratamentos necessários tanto para que esse problema não te impeça de engravidar quanto para ter o controle do que está acontecendo em seu corpo e se não há nenhuma modificação quanto às suas trompas enoveladas.

O que Causa as Trompas Enoveladas?

Quando uma mulher possui trompas enoveladas, isso não significa necessariamente que ela passou por algum tipo de trauma ou problema, mas isso é realmente uma possibilidade. Mulheres que passaram por processos inflamatórios ou infecciosos nas trompas tem o risco de terem as suas trompas enoveladas.

Isso ocorre porque alguns tipos de inflamações e infecções podem afetar os músculos que sustentam essa região, fazendo com que elas fiquem tortas, dificultando assim a gravidez de acontecer.
Não existe nenhuma forma de “desentortar” as trompas, mas existem alguns tipos de tratamentos que podem ser feitos para que os efeitos da trompa enovelada não atinjam a mulher.

Como é Feito o Diagnóstico da Trompa Enovelada?

O diagnóstico das trompas enoveladas pode ser feito através do exame de histerossalpingografia. Estes dois exames consistem, basicamente, em tirar radiografias da região pélvica da mulher afim de detectar qualquer tipo de anomalia que possa estar presente em suas trompas. O médico pode solicitar um deles ou até mesmo os dois, dependendo das dificuldades em enxergar as suas trompas.

Tratamento de Trompa Enovelada

Antes de falarmos dos tratamentos em si, é necessário lembrar que não existe nenhum tratamento para reverter essa condição, ou seja, para desentortá-las. Os tratamentos são feitos para que a mulher possa engravidar quando há algum tipo de dificuldade.
A recomendação dos médicos é que, normalmente, a mulher tente engravidar de forma natural por pelo menos 6 meses enquanto faz o acompanhamento de sua fertilidade e de seu parceiro através de exames.

Quando se tem certeza de que as dificuldades de engravidar existem por causa das trompas enoveladas, há algumas formas de realizar esse tratamento. São elas:

Vamos falar sobre cada um desses tipos de tratamento mais profundamente para você entender melhor com eles são realizados.

Fertilização In Vitro

Também conhecida como FIV, a fertilização In Vitro nada mais é do que a fertilização do espermatozoide no óvulo feita fora dos corpos. O embrião, posteriormente, é transferido para a cavidade uterina.

Se a mulher não possui nenhum outro problema de fertilidade, a gravidez ocorrerá de forma totalmente natural a partir daí. Esse método normalmente é usado quando outros tipos de tratamento não obtiveram sucesso ou quando as trompas enoveladas dificultam demais a chega dos espermatozoides no óvulo.

Laparoscopia

A laparoscopia é uma cirurgia feita para tentar corrigir ao máximo as trompas enoveladas e fazer com que o caminho do espermatozoide fica mais aberto. Essa cirurgia também é feita em mulheres que possuem a trompa obstruída, também com o objetivo de abrir esse caminho.

Cada caso é diferente do outro, por isso você precisa conversar bem com o seu médico para analisar qual é a sua situação e se você realmente precisa de um ou outro tipo de tratamento. Muitas vezes você acaba conseguindo engravidar de forma natural, mas se não, quem vai te indicar o melhor caminho para seguir é seu médico.

Se ter um filho é o grande sonho de muitas mulheres, a boa notícia é que a ciência tem avançado para que isso seja possível para todas. Sempre existirá uma alternativa para os seus problemas, ainda que ela não seja exatamente o que você mais quer.

Falando especificamente de trompas enoveladas, esse é um problema que pode ser resolvido e, mesmo que haja certas complicações, é possível engravidar. Terminar o tratamento é só o primeiro passo para você iniciar um novo ciclo com uma nova vida que está para chegar. E você vai perceber que ainda surgirão muitas dúvidas sobre essa nova fase.

Veja Também: Os Tratamentos em Alguns Problemas de Fertilidade
Foto: Bonnie Urquhart Gruenberg