Ver nossos pequenos com dificuldade para respirar é um tanto desesperador. Nariz entupido, tosse, coriza, são sintomas comuns durante crises de gripe, sinusite, rinite….É tanta “iti” que só de pensar já dá falta de ar!! Além de remédios específicos para tratar estas doenças, fazer inalação com soro ou medicamento é uma boa medida para aliviar estes sintomas.

Para que serve a inalação?

A inalação ajuda a umidificar as vias respiratórias e a secreção nasal, é de fato um alívio para ajudar a melhorar a respiração quando o nariz está entupido, decorrente de gripes e tantas outras doenças respiratórias.

No inverno com o tempo frio, normalmente somos visitados por um resfriado principalmente as crianças, e como se não bastasse durante o verão com o tempo seco outras doenças respiratórias são predominantes o que acabam pedindo também o auxílio dos inaladores.

Ter um inalador em casa, principalmente quando temos filhos pequenos é essencial. Facilita com os cuidados que podemos prestar diante destes quadros e assim ajudar nossos filhos a respirar melhor e dormir mais tranquilamente (eles e nós, claro).

Inalação para sinusite

A Inalação é feita através da aspiração de vapor de água, medicamentos ou do ar do ambiente pela as vias respiratórias. Normalmente se utiliza um inalador para garantir mais efetividade na absorção da substância que queremos que seja inalada. É um método bastante eficaz no tratamento da sinusite.

A sinusite é uma inflamação dos seios da face, nas cavidades ósseas ao redor do nariz, maças do rosto e olhos (como indica no desenho abaixo). É decorrente de alguma infecção, alergias ou qualquer outro quadro que provoque a incorreta drenagem da secreção localizada nos seios da face. É também conhecida como rinossinusite por inflamar tanto a mucosa nasal como a mucosa dos seios da face.

A inalação ajuda exatamente a melhorar esta drenagem, umidificando as vias aéreas e fluidificando as secreções, o que alivia o incômodo causado pela inflamação. Existem alguns tipos de inalação recomendadas para casos de sinusite, algumas receitas caseiras fáceis de fazer e bem efetivas como: inalar o vapor do chuveiro, inalação com soro fisiológico e inalação com chá de ervas.

Veja abaixo um vídeo com uma receitinha caseira simples de inalação com folha de eucalipto.

Sinusite na gravidez

Quando a mulher está gravida e sofre alguma crise de sinusite, ela já não deve se medicar como se medicava antes, com anti-inflamatórios e antialérgicos. Muitos desses remédios não são indicados durante a gestação, porque são à base de corticoides.

Mas também não dá para ficar esperando ela passar, já que a respiração fica difícil, as dores no rosto por causa da inflamação incomodam muito e a inalação é uma boa aliada nessas horas. Seja qual for o método que preferir, com a ajuda do aparelho ou seguindo uma receita caseira, o importante mesmo é melhorar as condições da respiração e aliviar a dor e, claro, não deixe de comunicar o seu médico para que ele possa avaliar seu quadro e te orientar qual o tratamento adequado para você.

Além da inalação é recomendado assoar o nariz sempre que precisar e não o aspirar. Lavar o nariz com soro fisiológico, beber bastante água, descansar para que os sintomas não fiquem piores, além de evitar ficar em lugares que tenha ar condicionado (pois eles ressecam as cavidades nasais) são recomendações pertinentes para superar crises de sinusite.

Nebulizador x Inalador

O nebulizador é um equipamento que medica através da nebulização, ou seja, através da inalação de vapor com medicamento, que é inalada até os pulmões, por uma máscara que é ligada ao aparelho.

Na prática nebulizador e inalador são a mesma coisa, ambos são equipamentos para inalar medicamento. O termo inalador acaba sendo o mais usado, até mesmo pela fácil associação ao seu objetivo.

A única diferença além do nome claro, é a maneira que o medicamento é passado para a forma aerossol (pequenas partículas de um liquido que estão em forma gasosa). O uso de inaladores por ultrassom é mais eficaz pois o efeito é mais rápido. Neste sistema é possível quebrar as partículas em menores tamanhos o que facilita a absorção no organismo.

O objetivo dos dois equipamentos é a inalação do medicamento e claro no auxílio do tratamento respiratório. Ambos devem ser usados por recomendação médica e com muito cuidado com a higienização.

Tipos de Inalador

Atualmente existem vários modelos de inaladores disponíveis no mercado. Uma enorme variedade de marcas, modelos modernos e cada vez menos barulhentos. Com o avanço da tecnologia os inaladores estão além de mais silenciosos, muito mais eficazes. Podem ser usados por qualquer pessoa, desde bebês, crianças e até adultos.

Tipos de Inaladores

Existem dois tipos de inaladores: O convencional que é um pouco mais barulhento pois são pneumáticos ou com ar comprimido e os inaladores ultrassônico que são os preferidos por serem mais rápidos, silenciosos e você pode fazer a inalação em qualquer posição.

Um ponto importante é que apesar de mais “modernos” os modelos ultrassônicos não servem para aplicar alguns tipos de medicamento. É importante conversar com o seu médico sobre qual aparelho escolher e se este é um modelo recomendado.

Informações a Serem Verificadas Antes de Comprar

o valor médio é de R$160 a R$260.

  • Capacidade de nebulização por minuto – Quanto maior melhor!
  • Tamanho das partículas – Quanto menor a partícula melhor para ser inalada  Potência – Afinal, é sempre bom optar para os mais econômicos
  • Funcionamento na vertical e horizontal – As crianças geralmente dão um trabalhinho na hora de fazer a inalação. Poder fazer com eles dormindo é uma ótima opção
  • Reservatório de soro / remédio – Alguns modelos já vêm com vários copinhos descartáveis!

Inalador infantil

Algumas crianças não ficam quietas na hora de fazer a inalação, se incomodam com a máscara e o barulhinho que alguns aparelhos fazem. Para agradar os pequenos e descontrair um pouco essa hora, ás vezes tumultuada, algumas marcas oferecem equipamentos com design de bichinhos, trenzinhos, carrinhos, além de máscaras próprias para o rostinho da criança.

O funcionamento destes modelos infantis não difere dos demais, tendo também como opção o convencional ou ultrassônico. A diferença fica por conta mesmo só do formato mais divertido. Se você está em dúvida se ter um aparelho de inalação em casa é vantagem, acho que deu para ter uma ideia de que cedo ou tarde, uma hora vai precisar fazer uma inalação no seu pequeno. E ter um aparelho desses na mão vai te dar mais tranquilidade e conforto.

Na dúvida, peça orientações ao pediatra e nunca utilize medicamentos na inalação sem prescrição médica hein!!

Veja Também: Bronquite – O Que é, Sintomas e Tratamento
Fotos: Myriams-Fotos, Nnh_front.svg