Dúvida de muitas mulheres: se eu fizer o ultrassom com atraso menstrual, é possível detectar gravidez? Não é incomum presenciar mulheres que estão tentando engravidar, ter este raciocínio: se eu estiver grávida a transvaginal vai mostrar. Mas sabia que não é bem assim? Vamos entender o por quê.

A menstruação atrasada, sintomas que aparecem, e aí você decide fazer um ultrassom para verificar o que está acontecendo. O pensamento é de que se for uma gravidez em andamento vai aparecer lá, verá e ouvirá o coração do bebê, enfim, um sonho realizado, certo? Não! Mas também não são 100% dos casos que não se consegue detectar a gravidez com um ultrassom transvaginal1. Na verdade é possível sim descobrir uma gravidez através deste exame, porém na grande maioria dos casos NÃO é possível verificar uma gestação incipiente (inicial) em curso.

O motivo é simples: não houve tempo hábil para o bebê crescer o suficiente para aparecer no ultrassom. Quando há realmente gestação inicial, até a 5ª semana, o máximo que o médico (se for dos bons, com prática) consegue verificar, é a presença de um micro saco gestacional, o corpo lúteo funcionando, o endométrio bem grosso e discreta alteração uterina. Nesses casos o melhor mesmo é fazer um beta hcg para tirar as dúvidas. Aliás, esse é o primeiro exame que deve ser feito. O teste de gravidez de farmácia, por exemplo, detecta uma gravidez com muita precisão.

Quando é Possível Detectar a Gravidez Pelo Ultrassom?

Como disse anteriormente, é possível detectar a gravidez através de um ultrassom, mas em alguns casos específicos. Quando a mulher faz o ultrassom transvaginal após a 6ª semana de gravidez. Antes disso é muito provável que o médico não consiga realmente dar o diagnóstico de gravidez apenas com este exame. Na 6ª semana é possível ver o saco gestacional e em grande maioria das vezes o bebê, junto com a vesícula vitelina. Algumas vezes ver e ouvir os batimentos2, mas pelo fato de ser tão pequeno, contente-se com o ver pulsar o coração, já é uma grande emoção.

Agora, quando há uma gravidez mais avançada em curso, é possível ver o bebê perfeitamente, como o caso de uma moça grávida de 5 meses que não sabia da gestação. Ela saiu do consultório já com o sexo do bebê e até com nome escolhido (apesar da surpresa e o choque também).

Outra possibilidade é estar um longo período sem menstruar e todos os exames dando negativo, a mulher pode pensar que há alguma coisa errada e ao fim de tudo, descobrir a gestação pelo ultrassom! Esse, é claro um caso muito raro, mas acontece. Por algum motivo, o corpo da mãe bloqueia o HCG do sangue e da urina, fazendo com que a gestação só seja visualizada através de um exame de imagem. Por isso, se você não menstrua há algum tempo, com ou sem sintomas de gravidez3, é preciso fazer um exame de beta hcg, se negativo e continuar sem menstruar, é necessário consultar um médico e fazer um ultrassom e eventualmente detectar a gravidez. Lembrando que a gravidez é detectada acima de 6 semanas após a concepção ok? Na dúvida, sempre faça o teste.

Veja também: Ultrassom de 5 Semanas – Não Vi o Bebê, e Agora?