Dúvida de muitas mulheres: se eu fizer o ultrassom com atraso menstrual, é possível detectar gravidez? Não é incomum presenciar mulheres que estão tentando engravidar, ter este raciocínio: se eu estiver grávida a transvaginal vai mostrar. Mas sabia que não é bem assim? Vamos entender o por quê.

A menstruação atrasada, sintomas que aparecem, e aí você decide fazer um ultrassom para verificar o que está acontecendo. O pensamento é de que se for uma gravidez em andamento vai aparecer lá, verá e ouvirá o coração do bebê, enfim, um sonho realizado, certo? Não! Mas também não são 100% dos casos que não se consegue detectar a gravidez com um ultrassom transvaginal. Na verdade é possível sim descobrir uma gravidez através deste exame, porém na grande maioria dos casos NÃO é possível verificar uma gestação incipiente (inicial) em curso.

O motivo é simples: não houve tempo hábil para o bebê crescer o suficiente para aparecer no ultrassom. Quando há realmente gestação inicial, até a 5ª semana, o máximo que o médico (se for dos bons, com prática) consegue verificar, é a presença de um micro saco gestacional, o corpo lúteo funcionando, o endométrio bem grosso e discreta alteração uterina. Nesses casos o melhor mesmo, é fazer um beta hcg para tirar as dúvidas. Aliás, é o primeiro exame que deve ser feito, em conjunto com o teste de gravidez de farmácia, pois, se houver gravidez, eles detectaram com muita precisão. Opte sempre por testes de gravidez de alta sensibilidade e marcas de confiança, como o teste de gravidez da marca Famivita, que tem sensibilidade de 10 mUi e consegue detectar os níveis de HCG antes mesmo do atraso menstrual. Você pode adquiri-lo aqui em nossa loja virtual.

Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! No vídeo conto a história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Assistir agora!
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel resolve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel resolve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo

Quando é Possível Detectar a Gravidez Pelo Ultrassom?

Como disse anteriormente, é possível detectar a gravidez através de um ultrassom, mas em alguns casos específicos. Quando a mulher faz o ultrassom transvaginal após a 6ª semana de gravidez. Antes disso é muito provável que o médico não consiga realmente dar o diagnóstico de gravidez apenas com este exame. Na 6ª semana é possível ver o saco gestacional e em grande maioria das vezes o bebê, junto com a vesícula vitelina. Algumas vezes ver e ouvir os batimentos, mas pelo fato de ser tão pequeno, contente-se com o ver pulsar o coração, já é uma grande emoção.

Agora, quando há uma gravidez mais avançada em curso, é possível ver o bebê perfeitamente, como o caso de uma moça grávida de 5 meses que não sabia da gestação. Ela saiu do consultório já com o sexo do bebê e até com nome escolhido (apesar da surpresa e o choque também).

Outra possibilidade é estar um longo período sem menstruar e todos os exames dando negativo, a mulher pode pensar que há alguma coisa errada e ao fim de tudo, descobrir a gestação pelo ultrassom! Esse, é claro um caso muito raro, mas acontece. Por algum motivo, o corpo da mãe bloqueia o HCG do sangue e da urina, fazendo com que a gestação só seja visualizada através de um exame de imagem. Por isso, se você não menstrua há algum tempo, com ou sem sintomas de gravidez, é preciso fazer um exame de beta hcg, se negativo e continuar sem menstruar, é necessário consultar um médico e fazer um ultrassom e eventualmente detectar a gravidez. Lembrando que a gravidez é detectada acima de 6 semanas após a concepção ok? Na dúvida, sempre faça o teste.

Se você está tentando engravidar e deseja fazer um acompanhamento mais detalhado do seu ciclo e da sua ovulação, uma ótima forma de dar uma forcinha a mais é utilizar um APP de celular de acompanhamento do ciclo como o APP Paula e utilizar testes de ovulação que irão indicar se a ovulação está se aproximando, se está acontecendo ou se já terminou, indicando quando é o momento certo para namorar e conseguir seu positivo mais rápido. Você pode comprar seu teste de ovulação aqui em nossa loja virtual.

Veja também: Ultrassom de 5 Semanas – Não Vi o Bebê, e Agora?