Ultrassom na Gravidez – Quando Fazer e a Importância Dele

A primeira reação de uma mulher quando pega o positivo, qual é? Pensar em fazer a primeira ultrassom! Mas não vá pensando que é assim tão fácil viu, a ultrassom na gravidez é muito importante, tem seu papel fundamental para saber se está tudo ok com a mamãe e se o bebê, se esta se desenvolvendo como deveria porém, saber quando fazer e o porque de cada ultrassom que a mulher faz na gravidez é fundamental.

Como Funciona o Ultrassom?

As ondas sonoras que o aparelho de ultrassom emite e essas se chocam com a parte sólida do que encontra pela frente, assim forma imagens. Esse exame é inofensivo para mamãe e bebê então não se preocupe se precisar fazer mais algum ultrassom na gravidez, mais que quantidade indicada a baixo.

Qual a Função do Ultrassom na Gravidez?

O ultrassom normalmente é aconselhado no princípio da gravidez por duas razões, para saber se a gravidez está no lugar certo ou se trata de uma gravidez ectópica, de quanto tempo é a gestação e a quantidade de fetos.

Após o período inicial, o ultrassom é feito para acompanhar o desenvolvimento do feto, saúde da placenta e saber se está tudo conforme deveria naquela idade gestacional. É importante saber, que o tempo é necessário para o primeiro ultrassom. Se feita antes da hora, pode não detectar a gravidez e então provocar preocupação desnecessária na gestante.

Ultrassom da Melissa com 6/7 semanas

Melhor que o calculo seja feito e o exame é indicado somente a partir da 7ª semana de gravidez, nesse período já da pra ver o saco gestacional, embrião (em torno de 0,9 mm) e a vesícula vitelínica que faz às vezes da placenta no inicio da gestação. Se feito precocemente, o exame pode deixar a mulher frustrada e o tempo parece não passar nessa fase.

Bem no inicio o exame pode detectar somente a formação de cisto funcional e o endométrio mais grosso que são sinais de gravidez porém não a gravidez em si como saco gestacional e assim preocupando a gestante. A maioria dos casos de ultrassom quando feito antes da hora são de final feliz, com direito a batimento cardíaco e tudo mais.

Quando Fazer o Ultrassom na Gravidez?

Um pré-natal feito pela unidade publica de saúde tem como meta 3 ultrassonografias durante a gravidez, 1 a cada trimestre. Essa quantidade é considerada ideal para detectar algum problema e saber se o bebê está adequado pra aquele tempo gestacional.

Porém quem tem convênio, plano de saúde tende a fazer mais ultrassonografias, tudo vai depender da vontade do médico. Alguns médicos mandam fazer ultrassom a cada mês e certamente faz a alegria de muitas mamães e papais pois ver o bebê nem que seja por alguns minutos conforta e aproxima ainda mais o casal do filho que está por chegar. Corriqueiramente os exames de ultrassom na gravidez são:

Ultrassons e Indicações

  • Com 7 semanas: Para saber a idade gestacional e quantidade de fetos em casos de gravidez gemelar.

  • Com 12 semanas: Translucência Nucal, exame que detecta possíveis problemas cromossômicos no desenvolvimento como síndrome de down, por exemplo.

  • Com 20 semanas: ultrassom morfológico, nesse exame é verificado cada parte mínima do bebê, desde o básico como tamanho, idade gestacional até a quantidade de dedinhos. Também verifica o funcionamento dos órgãos internos como bexiga, estômago, coração e rins. A placenta também é examinada nesse exame de ultrassom na gravidez, a maturação e a posição são fundamentais para diagnosticar a saúde.

  • Com 27 semanas: Para averiguar a maturidade da placenta, muitas vezes com doppler, uma tecnologia que verifica a circulação do sangue e movimentação do sangue que leva oxigênio e nutrientes ao bebê.

  • Com 33 semanas: ultrassom que verifica a quantidade de liquido amniótico se o crescimento do bebê está adequado para a idade gestacional e se já está em posição cefálica ou seja, virado de cabeça para baixo preparado para o nascimento.

Se algum exame de ultrassom na gravidez der alteração não se preocupe, o médico certamente irá pedir nova avaliação e caso haja necessidade, providencias podem ser tomadas ainda com o bebê dentro da barriga da mamãe.

A utilidade da ultrassom também vai além do bem estar da mamãe e do bebê, qual mãe não se pega curiosa tentando saber o sexo do bebê mesmo antes do ideal? Com 12 semanas já da para ter uma ideia com a posição do tubérculo genital fetal.

O melhor momento para ver o sexo é a partir das 16 semanas, mas tem curiosidade de saber o sexo do bebê com o ultrassom na gravidez, mande as fotos ou vídeo no e-mail para mim, eu sempre dou palpite! Além disso, truques para que o bebê abra as perninhas são válidos não é? Ingerir café, refrigerante, água gelada ou chocolate 30 a 15 minutos antes do exame podem facilitar o palpite do médico!

Ultrassom 3D e 4D

O ultrassom 3 e 4 D na gravidez é uma forma dos pais conhecerem mais detalhes do rostinho do bebê, não é a toa que muitas mamães saem ainda mais emocionadas e apaixonadas do que antes pelo seu bebê (como se isso fosse possível) ver como é seu tão esperado bebê e brincar de com quem ele se parece pode valer cada centavo do dinheiro gasto com a ultrassom nessa fase da gravidez.

O melhor período para fazer a ultrassom 3 ou 4D é por volta das 32 semanas. Se feita antes pode não mostrar um bebê tão gordinho, e depois desse período a mamãe corre o risco de não ver o bebê em detalhes, pois o espaço começa a ficar cada vez mais apertado intra útero. Se não coberto pelo plano de saúde, pode custar em torno de R$ 100 a ultrassom simples, 2D e a 3 ou 4D podem custar em torno de R$ 250 a 600 reais dependendo do local e estado.

Nota da autora: Enfim, sempre que ia fazer um ultrassom meu coração batia forte, acho que a ultrassom que mais me emocionava era a primeira, ali que a ficha caia realmente que tinha alguém vivo dentro de mim, que eu estava gerando uma nova vida. A cada ultrassom me sentia mais viva e tinha muito mais certeza do amor pelos meus bebês, na hora de saber o sexo era uma festa! Não fez ultrassom ainda? Então não perca mais tempo, é uma emoção única!

Dúvidas das Leitoras

Fazer muitos ultrassons faz mal?

Muitas gestantes tem essa dúvida e preocupação, porém os médicos afirmam que não. Mesmo recomendando a realização de somente 1 ultrassom por trimestre.

Ocorrem muitos erros no ultrassom?

Sim, como qualquer exame existe probabilidades de erros ainda mais se tratando do exame de ultrassom que depende da capacidade do profissional de interpretar e fornecer as informações no laudo.

Veja também: Primeiros dias de Gravidez – Quais são os Sintomas no Inicio?

Foto: Chris Brooker