Relato da leitora e amiga Amanda que em um susto descobriu que estava com uma gravidez ectópica mesmo depois de achar que tinha sofrido um aborto. Para quem não sabe, gravidez ectópica é a gravidez na trompa, em uma gravidez normal o bebê se fixa no útero, na gravidez ectópica o bebê se fixa na trompa e pode ocasionar a retirada por infecção. Atenção ao relato dela meninas, perceber os sintomas da gravidez ectópica é fundamental e pode ajudar a salvar a trompa comprometida.

Inicio da História

“Sou “tentante” desde Julho do ano passado, mês passado descobri minha gravidez, até então eu sentia que algo errado estava acontecendo, tinha sangramento tipo borra e ao realizar meu segundo beta os números haviam caído.

O meu ginecologista fez trans e viu que não tinha saco gestacional e que eu havia perdido o bebê. No momento da trans senti dor ao examinar o ovário esquerdo, mas o go disse que minha trompa estava limpa e que eu estava já com um folículo de 11mm nesse mesmo ovário.

Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! No vídeo conto a história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Assistir agora!
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel solve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel solve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo

Desde então vinha sentindo dores fortes que eu pensava ser gases e sempre tomava Buscopan e a dor passava, só que essa dor veio se intensificando, vinha muito forte e repentina. Eu começava a vomitar, a pressão caía,foi um terror…

Terça feira passada(20/05) foi aniversário da minha mãe e eu comi um prato de frutos do mar, na quarta passei muito mal com as dores e o Buscopan não deu jeito. Fui pra emergência e chegando lá fiz uma ultra que não detectou nada além de gases e logo após uma tomografia que diagnosticou apêndice e fiquei internada e fui para o centro cirúrgico pra operar e retirar o apêndice.

Momento da Descoberta

Minha cirurgia foi por vídeo e ao dar início o médico viu que minha apêndice estava ótima, revertendo o procedimento pra um procedimento de busca, onde ele iria atrás de ver o que estava ocasionando minhas fortes dores.

Foi quando ele encontrou um embrião na minha trompa esquerda! Infelizmente não teve como preservar minha trompa e a mesma foi retirada. Ainda estou digerindo tudo isso, é um choque muito grande, principalmente pra quem vem tentando engravidar e é uma situação que jamais imaginei passar.

Nunca desconfiei que poderia ser gravidez ectópica e nunca cheguei a pesquisar sobre o assunto. Hoje vejo que se eu entendesse do assunto teria matado a charada na hora do que se tratava, pois tudo que eu vinha sentindo eram sintomas claros de gravidez ectópica.

Vídeo Explicativo

Ainda não fui no go, não pretendo voltar no meu, pois acho que ele foi negligente em deixar passar isso e não investigar minhas queixas, marquei um especialista em reprodução humana pro dia 05/06, ainda estou muito perdida, sem saber ao certo minhas chances, quando posso voltar a tentar.

Só sei que será preciso examinar minha outra trompa e sei também que se aconteceu isso na trompa esquerda é porque ela já tinha algum tipo de obstrução, assim o médico me informou, disse também que irá investigar minha outra trompa pra vê se tá tudo ok.

Alerta as Mulheres

Fica aqui o meu alerta a todas vocês para que fiquem sempre atentas ao seu corpo e que não subestimem os sinais que nossos corpos dão e se o médico (seja ele quem for) disser que está tudo bem e vc sentir que não está, procure outro médico e outro e outro e outro, até descobrir o real motivo para os sintomas.

Sintomas da Gravidez Ectópica

Os meus sintomas de gravidez ectópica:

    • Borra de café muito ralinha e pouca, com textura de água mesmo.
    • Dores abdominais MUITO forte, eu não conseguia identifica a dor, se era gases ou cólicas, era uma mistura. Muitas mulheres relatam dor localizada de um lado só, mas a minha era em todo o abdomem e após me medicar ela ficava no pé da minha barriga, doía ao me sentar, ao me levantar, ao fazer xixi (cheguei a pensar que tava com alguma infecção na bexiga), ao pisar no chão! Detalhe que a dor só começou a aparecer eu já estava com 5 semanas (teoricamente)
    • Eu também sentia umas fisgadas no ânus, tipo facada mesmo, uma dor fina entrando por trás.
    • A dor vinha bruscamente e era avassaladora, já chegava me fazendo passar muito mal com vômitos e minha barriga estufava, o que me fazia pensar que era gases e me auto medicar tomando Buscopan.

Depois de descobrir o que realmente estava acontecendo comigo o médico me explicou que como havia uma infecção no meu abdômen as minhas alças intestinais se desprenderam fazendo meu intestino parar de funcionar e produzindo muitos gases, eu estava com uma distensão abdominal.

Portanto, nós mulheres temos que ficar sempre em alerta a QUALQUER COISA, QUALQUER DOR, QUALQUER SINAL QUE TEM ALGO DIFERENTE ACONTECENDO.

Não façam jamais o que eu fiz, ficar em casa achando que é besteira e que vai passar, nosso corpo dá sinais (no plural mesmo), nós que as vezes não estamos atentas e não ligamos uma coisa a outra. Se meu médico tivesse feito o papel dele direitinho e se eu também tivesse ido atrás talvez teria dado pra preservar minha trompa.”

Veja também: Sofrimento Fetal – Indicação Para o Parto?

Foto: Helga Weber

_

Caixa de Informações Chave:

  1. Relato da leitora e amiga Amanda que em um susto descobriu que estava com uma gravidez ectópica mesmo depois de achar que tinha sofrido um aborto.
  2. O meu ginecologista fez trans e viu que não tinha saco gestacional e que eu havia perdido o bebê.
  3. Desde então vinha sentindo dores fortes que eu pensava ser gases e sempre tomava Buscopan e a dor passava, só que essa dor veio se intensificando, vinha muito forte e repentina.
  4. Foi quando ele encontrou um embrião na minha trompa esquerda! Infelizmente não teve como preservar minha trompa e a mesma foi retirada.
  5. Ainda não fui no go, não pretendo voltar no meu, pois acho que ele foi negligente em deixar passar isso e não investigar minhas queixas.