Você sabe qual é a posição correta do útero? Poucas mulheres sabem! Isso porque mal se falam no assunto. A posição uterina apenas passa a afetar a vida da mulher de fato, quando começam as investigações para fertilidade. Essa condição normalmente é detectada através de um ultrassom transvaginal que mostra qualquer anormalidade dos órgãos reprodutores. Mas a pergunta é: útero invertido ou qualquer alteração atrapalha a gravidez? Como é um útero invertido e por que ele acontece?

O útero é o principal órgão reprodutor, além de claro, ovários e trompas. Nele o bebê cresce e se nutri os 9 meses da gestação. Porém para a concepção, qualquer alteração que nele possa vir a existir, pode ser um fator de impedimento para a gravidez acontecer. A posição correta e normal do útero é com a entrada virada para frente e cavidade acomodada próximo a bexiga, em sentido da bexiga da mulher. Porém, nem todas as mulheres possuem o útero dessa forma. O útero com cavidade uterina virada para as costas é considerado invertido e este, pode ocasionar alguns problemas mesmo que a mulher não saiba que tenha este tipo de posição uterina.

Não que o útero invertido (retrovertido, inverso, ou virado) seja um problema grave, aliás, é uma condição que não acontece, não se pega alguma doença que deixe o útero dessa forma. O útero invertido já vem de fábrica, a mulher já nasce com ele dessa forma. Porém, não é um impeditivo de relevância para a gravidez acontecer, nem mesmo trará preocupações muito grandes para as mulheres que já estão gestantes. Vale lembrar que além do útero invertido, os demais órgãos que o acompanham, ovários e trompas, também estarão invertidos (virados para as costas da mulher). Os sintomas do útero invertido podem ser:

  • Sangramentos abundantes no período menstrual
  • Cólicas persistentes
  • Dores para fazer cocô e xixi
  • Dor na relação sexual

O Útero Invertido e a Fertilidade

O útero invertido pode ser por condição ou por situação, ou seja, pode ser móvel e estar nesta condição de invertido, ou se situar já neste local desde o nascimento. Neste caso, mulheres que possuem útero assim devem se atentar à forma de manter a relação sexual. É importante na hora da relação fazer com que a ejaculação seja feita na parte de trás, ou seja, a penetração na posição de 4 ou semelhante. O jato da ejaculação irá para o local certo, a entrada do útero. Com isso podemos concluir que: mulheres com útero invertido não são inférteis, apenas podem ter maior dificuldade de engravidar se não mantiver a relação sexual na posição correta. Também é preciso lembrar que o espermatozoide nada! Então é possível engravidar mesmo se tiver relação na condição desfavorável.

Já na gravidez, o útero invertido não trará maiores problemas, é possível que a gestante sinta maior desconforto ao urinar e evacuar, porém, não prejudicará de forma alguma a gestação. Quanto ao parto, a mulher pode ter sim um parto normal e não precisa recorrer à cesariana.

Veja também:  O Tamanho do Útero Pode Significar Gravidez?

Fotos: Nick in exsilio