O que é a Varicocele? Causas e Tratamentos

Muitos casais tentam muito tempo uma gravidez e sem sucesso acabam procurando um médico. Esse seria a primeira opção para quando a decisão de ter um bebê é tomada, mas nem sempre é o que acontece. O tempo proposto normalmente à um casal que tenta engravidar é de 1 ano sem maiores preocupações, porém, quando esse tempo se torna maior que 2 anos de tentativas, aí sim é hora de investigar qual problema está causando essa possível infertilidade.

bolsa escrotal

Quando todos os exames são feitos, seja com a mulher ou o casal e é detectado o problema, o impacto é grande. Semelha-se à grande vontade de um casal em que ambos querem muito serem pais.  Mas acho que todos que passaram por isso assim como eu e meu marido, sabem que mesmo não sendo fácil vale cada lágrima, preocupação e todos os procedimentos realizados.

sintomas da varicoceleNo nosso caso mais especificamente foi acusado em meu marido varicocele que nada mais é que a dilatação das veias que drenam o sangue ao testículo deixando-os inchados e com isso levam a ter aspecto de varizes( dai o nome varicocele). O acumulo de sangue leva ao aumento da temperatura do testículo e tornando o ambiente inapropriado para que os espermatozoides possam se desenvolver corretamente, já que o ambiente ideal seria 2 graus a baixo do que a temperatura corporal. E na maioria das vezes, o sangue represado também pode acarretar em algumas substâncias tóxicas que podem causar diminuição da produção e da mobilidade. Isso principalmente na qualidade do espermatozoide. A varicocele em sua grande maioria dos casos não apresenta sintomas e ai a sua detecção é ainda mais difícil. Em outros casos pode proporcionar dores leves ao sentar-se e alivio ao deitar.

Tratamento Para a Varicocele

Mas no caso de suspeita, um exame clínico apalpador e visual feito por um urologista é suficiente para detectar o problema. Quando esse primeiro exame é dado como positivo, aí sim o médico indicará um exame de ultrassonografia (que é feito com o homem em pé e deitado) para avaliar o grau da doença. O homem portador da varicocele deve fazer um exame chamado espermograma, em que é feita a contagem dos espermas e a qualidade deles. Alguns casos são tão graves que chega a zero o número de espermatozoides bons para fecundação. O tratamento para varicocele é na maioria dos casos cirúrgico e em pouco tempo de realizado a cirurgia(cerca de 3 meses) é feito um novo exame de para verificar o sucesso e eficácia do tratamento feito. Em sua grande maioria os homens passam a ter espermatozoides saudáveis e conseguem ser férteis em pouco tempo mas também com auxílio de vitaminas como a Vitergan e E. Por isso, se torna importante a investigação do casal para que o tempo de espera se torne ainda menor.

Veja Também: Como Lidar Com a Infertilidade?

Foto: Urologia Florianópolis , Wikipédia e Mais Matéria