Um problema pouco conhecido, mas com muitos casos entre as mulheres é o de varizes no útero ou varizes pélvicas como também são conhecidas. Essas varizes são veias dilatadas que aparecem na região do útero, ovários e trompas, mais conhecido com o nome popular de varicocele, que também podem ocorrer com os homens atingindo as veias dos testículos. As varizes no útero costumar surgir em mulheres acima de 30 anos de idade, normalmente após a segunda gestação e com sintomas parecidos com de outros problemas ginecológicos, por isso pode ser mais demorado para se ter o diagnóstico correto.

Os sintomas comuns da varicocele ou varizes no útero são:

  • Dor ou incômodo durante o ato sexual
  • Dores fortes abdominais parecidos com cólicas
  • Incontinência Urinaria

O aumento do fluxo de sangue e sensação de peso na região pélvica são também sinais de varizes no útero, mas nem sempre o corpo alerta que algo esta errado, ocorrendo em alguns casos sem apresentar sintoma algum ou sentir sintomas parecidos com a da endometriose.

Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! No vídeo conto a história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Assistir agora!
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel resolve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel resolve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo

Como Detectar e o Que Causa as Varizes no Útero?

Estudos informam que a causa das varizes no útero são devido à dilatação de veias ováricas, por isso ocorrem em grande parte em mulheres que já passaram por mais de uma gestação. Quem fará o diagnóstico ou encaminhará para os exames que conseguirão confirmar, será o ginecologista. Normalmente os exames solicitados para confirmação são tomografia abdominal, ultrassom transvaginal, flebografia e na angiorressonância. Existem casos de mulheres que não sofrem com sintoma algum e descobrem acidentalmente em exames de rotina ou ate mesmo em uma cirurgia abdominal.

Como Tratar das Varizes no Útero?

As varizes no útero infelizmente não tem cura, mas possuem diversos tratamentos que auxiliarão no controle dos sintomas. Podendo ser iniciado tratamento via oral, onde a medicação atua diretamente na redução da dilatação das veias ou através de cirurgia que é bem parecida com a cirurgia de varizes nas pernas, onde é realizado um procedimento para retirar as varizes e aumentar a força das paredes das veias.

Em casos mais graves é recomendado pelo ginecologista um procedimento chamado embolização. Esse procedimento é para realizar a remoção de todo o bloco varicoso da região do útero, mas é uma cirurgia considerada pequena, com anestesia local e não deixa nenhuma cicatriz. A paciente deverá permanecer internada somente no dia do procedimento, tendo alta no outro dia podendo retornar as suas atividades normalmente em 3 a 4 dias após a alta. Ao contrário do que algumas mulheres imaginam as varizes no útero não impedem que ela engravide, mas deve ser realizado um tratamento antes e a embolização preserva todo útero, não alterando em nada a fertilidade.

Aproveitando o espaço quero contar uma novidade para nossas leitoras mamães, que pretendem ter outro bebê futuramente ou tem algum casal amigo que esteja tentando engravidar. Em parceria com a empresa Famivita, desenvolvemos alguns produtos que ajudam na fertilidade de homens e mulheres, entre eles vitaminas da fertilidade que potencializa a ovulação FamiFerti e no caso dos homens melhora a qualidade dos espermatozoides, o ViriFerti, assim como o teste de ovulação, teste de gravidez e o gel lubrificante FamiGel. Você pode adquiri-los aqui em nossa loja virtual.

Veja também: Hemorroidas na Gravidez – Como Aparecem e Aliviar os Sintomas

Foto: Pockafwye, Ed Uthman