Verão é uma época deliciosa para passear, curtir e até mesmo fazer programas na rua. Mas quando chega a hora de dormir é um verdadeiro tormento, com tanto suor. Quem não tem ar condicionado, acaba cedendo para o bom e velho ventilador. Mas e para os pequenos dormirem, como faz? Será que o ventilador faz mal para a criança?

Criança Pode Dormir Com Ventilador?

E a resposta é sim! Os papais podem sim, utilizar um ventilador no quarto das crianças, desde que com uma distância apropriada para o seu filho e sempre direcionado para a parede ou para cima, evitando que o vento vá direto para eles.

Alerta: É necessário cuidado com crianças e ventiladores, já que eles oferecem perigo com os dedinhos. Mantenha sempre em uma altura onde não alcancem!

No caso de ventiladores de teto, a opção é utilizar no modo exaustor, pois dessa forma é possível controlar o ar que é jogado para cima e que é espalhado por toda parte do quarto, de maneira uniforme.

Os pais devem tomar muito cuidado para não superaquecer a criança. Elas não têm o mesmo controle térmico que os adultos e isso se torna um dos riscos, já que o corpo muito quente em contato com o vento frio do ventilador, causa um forte impacto térmico.

Limpeza do Ventilador

Vale alertar também para os demais cuidados com o uso de ventilador, relacionados a manutenção e higiene do aparelho. Quando ligado, as pás que fazem com que o ventilador circule o ar jogam qualquer resíduo ou poeira que estiver preso nele.

Grávida 4 anos depois do 1°!
"Lutei quase 4 anos para engravidar de novo! Saiba o que mudou a minha história." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida 4 anos depois do 1°!
"Lutei quase 4 anos para engravidar de novo! Saiba o que mudou a minha história." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!

Por isso, manter o ventilador sempre limpo evitará com que problemas respiratórios e alérgicos se manifestem quando utilizados. Ventiladores de teto devem ser limpos constantemente, diferente de aparelhos de ar condicionado, que devem ser higienizados a cada 6 meses.

Problemas respiratórios em crianças acontecem também com o contato de lugares muito fechados, com acumulo de sujeira e causam quadros alérgicos graves como: rinite, asma e sinusite, que causam grande dor e incomodo.

Portanto, o uso do ventilador para crianças é liberado, desde que com todos os cuidados. Afinal, criança também sente calor e fica bem agitadas para dormir em tempos quentes. Mantenha o quarto com uma boa circulação de ar, ventilador ligado a uma distância que não cause grande impacto de vento na criança e sempre em uma altura segura para não colocar seus dedinhos.

Mesmo com o ventilador, nunca esqueça de hidratar muito bem seus filhos em tempos quentes. Dormir com roupa mais fresca também pode ajudá-lo a dormir mais tranquilamente. Épocas quentes e secas aumentam os casos de problemas respiratórios em crianças, então seguir certos cuidados ajudam a evitar alguns desgastes.

Uma dica para os pais, é o umidificador. O aparelho manterá o ar úmido e controlará a secura do ambiente evitando os quadros de alergias, rinite e asma, além claro do nariz ficar ressecado e com pequenos sangramentos.

Para quem não tem um umidificador, a dica é usar uma toalha úmida na porta do quarto, em uma cadeira ou próxima a cama da criança. A toalha molhada ajudará a controlar a secura do ambiente e proporcionará uma noite mais tranquila.

Criança Pode Tomar Água Gelada?

Chega o verão nada melhor do que tomar uma água geladinha para refrescar, mas para os pequenos bate aquele medo de fazer mal, já que desde sempre escutamos que água gelada inflama a garganta. Mas será verdade? Criança pode tomar água gelada?

E a resposta é sim, afinal criança também pode e deve se refrescar e não é água gelada que vai adoece-lo. Essa história de quem água gelada deixa resfriado ou infecciona a garganta, é um grande mito!

Obviamente se a criança estiver com algum problema respiratório, com gripe, resfriado ou com tosse, a água gelada deve ser evitada. Mas no geral, ela pode sim ser oferecida normalmente, ou se for da sua preferência misturar um pouco de água gelada e natural para equilibrar a temperatura.

Água Gelada Faz Mal?

O máximo que pode acontecer quando a criança tomar água gelada é de doer os dentes ou se tiver sinusite reclamar de dores na testa, bem comum para que sofre com o problema. Mas pelo quesito saúde, fique tranquilo!

Aliás, quando é realizado uma cirurgia para retirada de amidalas, sabe qual é o tratamento indicado para cicatrização? Muito sorvete e alimentos gelados, para ajudar na cicatrização! Portanto ingerir alimentos ou líquidos não podem causar dores de garganta, somente agentes infecciosos tem a capacidade para propiciar uma infecção.

Veja Também: Protetor Solar Para Bebês – Qual o Mais Indicado?
Foto: pxhere