De repente, sem apresentar nenhum sinal as verrugas aparecem. Quando escondidas, costumam nem receber muita atenção. No entanto, quando surgem em lugares evidentes como no rosto, por exemplo, é difícil não se incomodar com elas.

O que causa Verruga?

Causada por um vírus, as verrugas surgem em qualquer parte do corpo e pode doer e coçar. É preciso ficar de olho no que fazer quando elas aparecerem. Mas primeiro, vamos entender o que são exatamente as verrugas.

O Que São Verrugas?

As verrugas são resultado do crescimento anormal da camada superior da pele causadas pelo vírus HPV – Papiloma Vírus Humano. As verrugas incomodam humanos há milhares de anos.

Grávida 4 anos depois do 1°!
"Lutei quase 4 anos para engravidar de novo! Saiba o que mudou a minha história." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! No vídeo conto a história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Assistir agora!
Grávida após 4 anos! Faça como Alyne
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Clique no play e conheça meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Conhecer FamiGel!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! No vídeo conto a história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Assistir agora!

Foram descobertas em múmias de 3.000 anos e foram mencionadas por Shakespeare. Embora as verrugas geralmente não sejam perigosas, são feias, potencialmente incômodas e contagiosas, elas também podem ser dolorosas.

Tipos De Verrugas

Existem cinco principais tipos de verrugas. Cada tipo aparece em uma parte diferente do corpo e tem uma aparência distinta.

Verrugas comuns

As verrugas comuns geralmente crescem nos dedos das mãos e dos pés, mas podem aparecer em outro lugar. Eles têm uma aparência áspera e granulada e um topo arredondado.

Verrugas plantares

As verrugas plantares crescem nas solas dos pés. Ao contrário de outras verrugas, elas crescem por dentro da pele, não fora dela. Se perceber o que parece ser um pequeno orifício no fundo do pé que é cercado por pele endurecida pode ser uma verruga plantar. Podem incomodar na hora da caminhada.

Verrugas planas

As verrugas planas geralmente crescem no rosto, nas coxas ou nos braços. Elas são pequenas e podem não ser visíveis ao primeiro olhar. As verrugas planas têm um topo plano, como se estivessem raspadas, e podem ser rosa, acastanhada ou ligeiramente amarela.

Verrugas Filiformes

Verrugas filiformes crescem na boca ou nariz e, às vezes, no pescoço ou no queixo. São pequenas e com a forma de uma pequena aba de pele. As verrugas filiformes são da mesma cor da pele.

Verrugas vulgares ou periungueais

As verrugas vulgares ou também conhecidas como verrugas periungueais crescem debaixo e ao redor das unhas dos pés e das mãos. Eles podem ser dolorosas e afetar o crescimento das unhas.

Verrugas genitais – Informações importantes

Existem mais de 100 tipos de HPV. Quase todos os tipos de HPV causam verrugas relativamente inofensivas que aparecem nas mãos ou pés. No entanto, existem algumas cepas de HPV que causam verrugas, dentro e ao redor dos órgãos genitais.

Nas mulheres, essas verrugas são chamadas de verrugas genitais e podem eventualmente levar ao câncer de colo de útero, uma doença potencialmente fatal. Se você acha que tem verrugas genitais ou esteve exposta a elas, deve consultar um médico o mais breve possível.

Quando Procurar Um Médico?

É importante consultar um médico quando:

  • Há verrugas em seu rosto ou outra parte sensível do corpo como, órgãos genitais, boca, narinas.
  • hemorragia ou sinais de infecção, como pus ou crosta, em torno de uma verruga.
  • A verruga é dolorosa.
  • A cor da verruga muda.
  • Você tem verrugas e diabetes ou uma deficiência imunológica, como HIV.

Como Eliminar Verrugas

Alguns procedimentos podem ser utilizados pelo médico para a remoção e tratamento para eliminar verrugas, como:

Nitrogênio Líquido

É o congelamento das verrugas com nitrogênio líquido. Pode ser um pouco doloroso, mas geralmente funciona bem. Mais de uma sessão pode ser necessária, o congelamento faz com que uma bolha se forme sob e em torno da verruga o que faz com que ela se desprenda da pele em cerca de uma semana.

Cirurgia

A cirurgia geralmente só é considerada se as verrugas não respondem a outros tratamentos. O médico pode removê-las com um bisturi ou então, pode queimálas. Todo o procedimento é feito com aplicação de anestesia local e a recuperação pode ser dolorosa e causar cicatrizes.

Posso Tratar Verrugas Em Casa?

Embora as verrugas costumem desaparecer por conta própria, é possível tratálas em casa. Muitas verrugas respondem bem aos tratamentos disponíveis na farmácia.

Algumas coisas importantes para saber:

  • As verrugas são contagiosas, portanto podem se espalhar para outras partes do corpo. Se um tratamento diz que é preciso esfregar a verruga com uma lixa de unha ou pedra-pomes, não use esse utensílio em nenhuma outra parte do corpo e não permita que mais ninguém use.
  • Não tente tratar verrugas nos pés se tiver diabetes. Consulte um médico. A diabetes pode causar perda de sensibilidade nos pés, de modo que você pode facilmente feri-lo sem perceber.
  • Não tente remover verrugas do rosto ou outra parte sensível do corpo (como seus órgãos genitais, boca ou narinas) com tratamentos caseiros.

Tratamentos Caseiros Para Eliminar Verrugas

Congelamento – Este tratamento pulveriza o ar frio concentrado (uma mistura de éter dimetílico e propano) na verruga. Isso mata a pele e permite que a superfície da verruga seja raspada. É uma boa escolha para remover uma verruga rapidamente, mas não é suficientemente forte para remover todas as verrugas.

Ácido salicílico – São produtos à base de ácido salicílico que devem ser aplicados sobre as verrugas todos os dias. É indicado também, friccionar a pele morta uma vez por semana com uma lixa ou pedra-pomes.

Este tratamento pode levar várias semanas. Funcionará melhor se mergulhar a verruga na água por cerca de 15 minutos antes de aplicar o tratamento.

Fita adesiva – Algumas pessoas tiveram sucesso tratando verrugas com fita adesiva. O processo envolve a cobertura da verruga com um pequeno pedaço de fita adesiva por vários dias, e finalmente, esfregar a verruga para remover a pele morta. Esta abordagem pode levar várias semanas de trabalho.

Remédios Caseiros Para Verrugas

Alho – Costuma ser um dos remédios naturais mais efetivos, tendo em vista as propriedades antissépticas do alho. Para fazer essa receita, amasse um dente de alho, formando uma pasta, passe no local da verruga e cubra com uma gaze, antes de dormir. Deixe o produto agir durante a noite e remova-o de manhã. Faça isso todos os dias até a verruga desaparecer.

Casca de Banana – O ácido salicílico presente na casca da banana (em sua parte interna, branca) pode ajudar na remoção das verrugas. Para isso esfregue a casca da banana na verruga diariamente, várias vezes, por cerca de duas semanas. Se preferir, fixe um pedaço da casca de banana com fita adesiva e deixe agir na verruga.

Babosa – Aplique o gel da babosa na região da verruga e deixe agir por alguns minutos. Faça isso todos os dias.

Limão – Essa receita não deve ser passada durante o dia, pois o limão, em contato com os raios solares, mancha a pele. Aplique diariamente, três vezes, uma gaze embebida em suco de limão e deixe por alguns minutos. Faça isso até que a verruga escureça e caia.

Comprimidos de vitamina C – Moa e misture com água suficiente para fazer uma pasta. Cubra a verruga com essa pasta com uma bandagem ou fita adesiva. Como os comprimidos são altamente ácidos, eles podem ajudar a acabar com a verruga e também combater o próprio vírus.

Mamão Papaia – Contém uma enzima que cozinha o tecido morto. Faça cortes rasos na superfície de um pé de mamão papaia, colete a seiva e deixe coagular. Misture a seiva com água, depois aplique sobre a verruga de manhã e à noite.

Batata crua – Um remédio popular é esfregar uma fatia de batata crua em uma verruga.

Manjericão fresco – Esmague uma folha e coloque sobre a verruga, tampandoa com fita. As folhas contêm compostos que matam o vírus. Substitua diariamente por até uma semana.

Óleo de vitamina E – Também é dito que trabalha contra verrugas. Uma vez por dia, perfure uma cápsula de vitamina E e esfregue o conteúdo na verruga.

As Verrugas Podem Ser Prevenidas?

Existem algumas maneiras de evitar e não deixar que elas se espalhem no caso de já possuir uma:

  • Lave as mãos regularmente, especialmente se estiver contato com alguém com verrugas.
  • Não arranhe as verrugas.
  • Cubra as verrugas com um curativo.
  • Mantenha as mãos e os pés secos. Use chinelos quando estiver em um vestiário ou área comum de banho.

Veja Também: As 7 Doenças Mais Comuns em Mulheres e Como Prevenir
Fotos: Schweintechnik