A maioria das mães que sonham em ter filhos gêmeos, já imaginam em vestir os gêmeos iguais. Mas isso era uma regra para a maioria das famílias antigamente e com o passar dos anos vai ficando cada vez mais para trás

Muitos casais com o foco de tratar seus filhos gêmeos como indivíduos únicos que são, preferem não serem adeptos a vestir seus gêmeos iguais. São tratadas como duas crianças diferentes, com personalidades diferentes e gostos diferenciados também.

Além obviamente das dificuldades que se tem para cuidar de bebes e crianças gêmeas. Como por exemplo, confundir qual que já trocou a fralda ou já comeu, quando se estão com as roupas idênticas?

Acessórios Diferentes

Uma dica para os pais que gostam da ideia de ver seus gêmeos usarem o mesmo modelito, é diferenciar com alguns acessórios, como a cor do sapato, ou um casaco diferente. Esse método pode funcionar bem inclusive durante passeios da família, para poder diferenciar seus filhos com maior facilidade em meio a outras crianças.

Aliás, entre gêmeos é bem comum ser confundidos e causam boas risadas, principalmente dentro da própria família. Já em outros casos, pode se tornar desagradável inclusive para eles, que ficam constrangidos em nunca serem reconhecidos, até mesmo por pessoas mais próximas.

Vestir os gêmeos iguais é uma prática muito comum quando ainda são bebes ou crianças até uma faixa etária. Com o crescimento vai se tornando mais difícil, já que costumam demonstrar suas opiniões e gostos ao se vestir a partir de uma fase, inclusive escolhem o que querem usar.

Até Quando Vesti-los Iguais?

Então se o seu sonho é vestir seus gêmeos iguais, aproveite enquanto ainda tem controle sobre eles. Depois que crescerem, esse costume pode se tornar praticamente impossível. As roupas acabam dizendo muito sobre as pessoas e a personalidade de cada uma delas, então quase sempre as compras serão bem diferentes.

São nesses detalhes que percebemos que por mais idêntico que sejam os gêmeos, o jeito que falam, a voz e até a risada. O jeito de tratar as pessoas, o caráter e até as qualidades são únicas e diferenciadas o que acaba se tornando evidente e fácil de diferencia-los quando maiores.

A escolha de vestir gêmeos iguais ou não é muito particular e vai variar de cada família, assim como todas as outras coisas ligadas a educação de um filho. Não existe certo ou errado e os pais devem fazer aquilo que acham o correto e bom para seus filhos.

Gêmeos na Escola

Quando o assunto são os gêmeos na escola, são apontados alguns cuidados para que seja mantido a invidualidade das crianças. O ideal é que estudem em classes diferentes já que é na escola que serão criados os primeiros vínculos fora do círculo familiar, até mesmo na importância da interação com outras pessoas essa separação tem valor.

A presença dos gêmeos na mesma sala de aula, pode causar isolamento da turma e até mesmo dificultar que se envolvam com outros amiguinhos, ficando sempre os dois em sua particularidade.

Claro, essa é uma indicação com base pedagógica e que visa a particularidade de cada aluno como uma pessoa diferente. Mas alguns pais acreditam que isso não venha a influenciar em nada na vida escolar dos filhos caso estudem juntos, na mesma sala de aula.

Realmente crianças e gêmeos em geral podem surpreender qualquer um, e mesmo que juntos podem ter uma ótima relação com grupos de amigos ou até mesmo fazerem parte de grupos diferentes. Por isso, cada caso é um caso e deve ser avaliado isoladamente junto dos pais e professores.

Uma das dificuldades dos professores com gêmeos na mesma sala de aula é identifica-los, ainda mais quando usam uniformes. Mas com o passar do tempo, o jeito de falar e se comportar dentro da sala de aula vai diferenciando quem é quem.

No caso de bebês em creches, o recomendado é que fiquem separados para que não sejam confundidos na hora dos cuidados. Além claro, do fator desenvolvimento, que quando estão juntos podem criar uma grande dependência do outro afetando que se desenvolvam em sua particularidade.

Mas tudo dependerá da creche ou da escola escolhida para seus filhos. Tudo deve ser conversado, esclarecido com a direção das escolas e até mesmo com os professores se assim for necessário.

Veja Também: Engravidar de Gêmeos – Qual o Segredo?
Foto: pvandermaesen0