Visitas ao Recém Nascido – Manual Básico de Etiqueta

Claro que a chegada de um bebê é um momento lindo! Mas ao ganhar bebê a mulher fica cansada. O parto seja ele qual for, cesárea ou parto normal deixa a mais nova mamãe mais a fim de descansar. Sem mencionar que curtir o bebê e conhecer quem morou dentro do ventre por 9 meses é tudo de bom! O momento mágico é tão intenso que pode pegar de jeito o papai, os avós, os titios e os amigos. Mas saiba que há regrinhas para conhecer o novo membro da família e esse serzinho que acabou de chegar ao mundo. Regras de etiqueta que são indispensáveis no pós parto e também para segurança do novo bebê. Quer saber quais são? Então veja só!

  • Se você quer conhecer o bebê, seja por afinidade com os pais ou por amor mesmo, então o faça com um certo visitas ao recém nascidotempo depois do parto, ou seja, se você quer ir a maternidade e não foi convidado a tal, então segure a onda, não se ofereça! Para algumas mamães, receber visitas na maternidade não é uma coisa legal. Ainda mais se você for com o marido junto. Esse é um momento muito desgastante e de adaptação. Então se tiver intimidade o suficiente, pergunte quando poderá fazer a visita.

  • Nunca e em hipótese nenhuma vá à casa de uma parturiente e seu recém-nascido com algum tipo de doença que possa contagiar. Por exemplo: gripe, virose, conjuntivite etc. Preservar a saúde da mamãe e também evitar contato dessas doenças para o recém-nascido que ainda não tem imunidade é essencial.

  • Se você não tem muito costume ou intimidade o suficiente com a mamãe e o papai então, não peça para pegar o bebê. Espere que ela ofereça. E saiba que mesmo que já tenha tomado banho é necessário lavar as mãos sempre antes de pegar a criança. Evite beijar o bebê e também ficar pegando nas mãos dele.

  • A visita tem que ser a mais breve possível. Eu sei que é muito gostoso um recém-nascido, mas nesses casos tem mesmo que ser breve. Então, nada de ir esperando passar o dia, almoçar, lanche e jantar ok? Ah e sempre ligue e marque um dia ou avise quando poderá ir.

  • Leve um agrado para o bebê, mesmo que já tenha dado algo antes ou no chá de bebê, é de bom tom e a mamãe vai ficar superfeliz.

O Que Mais Evitar na Visita ao Recém Nascido?

  • Evite ir acompanhada de algum homem desconhecido. Para a mamãe pode ser desconfortável e constrangedor. Normalmente no pós parto imediato a mamãe fica de pijama ou camisola mesmo se for em casa. Por isso se for um namorado novo, ou mesmo um primo ou seu irmão, seu deixe-o em casa.

  • As mamadas são um momento intimo para mamãe e bebê então evite ficar quando for hora do bebê mamar, deixe-os sozinhos.

  • Crianças… Aí, esse é um problema. Se for visitar uma recém mamãe, o ideal é ligar e perguntar se a criança pode ir. Mas se a criança for daquelas peraltas e não tiver com quem deixar, então deixe para fazer a visita outra hora, quando tiver alguém para ficar com a ela.

  • Perfume forte é o ó! Pode irritar a mucosa sensível do bebê então prefira não usar. E se você fuma evite antes da visita para não ficar com odor forte.

  • Lembrancinhas, nada de encher a mão na hora de ir embora! normalmente a mamãe faz mesmo para as primeiras visitas e sempre é um número limitado de 1 por pessoa. A não ser que a anfitriã dê alguma a mais na sua mão ou insista para pegar mais. Normalmente isso acontece quando é um doce ou algo assim e mesmo assim não exagere.

Enfim, são pequenas dicas que podem ajudar na hora de visitar uma amiga ou até mesmo uma parente próxima e evitar certos constrangimentos. Comemorar com a mamãe esse momento é ótimo! Vá e demonstre todo o carinho que esse momento lhe trouxe e acima de tudo a amizade e o quanto está feliz por esse acontecimento tão único da chegada do bebê.

Veja também: Banho do Recém Nascido – Momento Inesquecível

Foto: Jason Pratt