Vitamina A

A Vitamina A é uma das integrantes das vitaminas lipossolúveis e pode ser encontrada através de duas fontes, em alimentos de origem animal e vegetal. Tem grande desempenho em várias funções no organismo como o melhor desenvolvimento dos ossos e forte proteção da pele.

O que é a Vitamina A?

A vitamina A é um nutriente que pertence a lista de vitaminas lipossolúveis e é encontrada através de duas fontes. Alimentos de origem animal em forma de retinóides e em alimentos vegetais como carotenoide. Já no organismo humano, esse nutriente pode ser encontrado através do retinol, retinal e ácido retinóico, sendo o responsável pelo metabolismo intracelular humano. A vitamina A contribui de diversas maneiras no organismo humano, sendo uma das principais a melhora na visão, protegendo a córnea. Age também no desenvolvimento do feto durante a gestação e tem suma importância no processo de crescimento da pele e mucosas, além de garantir o bom funcionamento dos órgãos reprodutivos.

Deficiência da Vitamina A

Por se tratar de um nutriente de extrema importância na saúde humana, a falta dessa vitamina pode acarretar um problema chamado xeroftalmia ou ceratoconjuntivite seca que recebe o nome popular de olho seco. Essa alteração não só age na falta de produção lacrimal como causa secura da córnea, das conjuntivas e podem ocorrer manchas brancas na esclerótica, também conhecida como manchas de Bitot. Outro problema que pode ocorrer caso se agrave a xeroftalmia é o surgimento de necrose da córnea e ulceração, podendo trazer sérios riscos a visão do paciente, sendo o principal sintoma da deficiência da vitamina A cegueiras noturnas. Outros sinais dessa falta de nutriente, é a difícil cicatrização da pele e perda do paladar, juntamente de alterações visíveis na pele. E no agravamento do quadro, não sendo tratado de forma adequada, o paciente poderá ter sua visão afetada completamente ou de forma parcial.

Alimentos que Possuem

A alimentação equilibrada é essencial para se ter uma vida saudável e o organismo em pleno funcionamento . Portanto inclua alimentos que sejam ricos em vitamina A para a prevenção de problemas futuros. Encontramos esse nutriente em alimentos bem comuns e fácil de ser encontrados, que costumam estar nos cardápios alimentares mais variados, seja em comidas salgadas ou doces.

  • Fígado de boi
  • Leite Integral
  • Creme de Leite, queijos e manteiga.
  • Ovos
  • Cenoura crua ou cozida
  • Manga
  • Batata Doce
  • Couve

Existem também os alimentos de origem vegetal que são ricos em betacaroteno, que quando ingeridos são convertidos em vitamina A, como a rúcula, abacate, suco de laranja, folhas de beterraba e cenoura e a polpa da acerola. É indicado o consumo regular dessa vitamina, e a quantidade varia para cada fase da vida.

  • Bebês de seis meses a um ano de vida – 400 mcg/dia
  • Homem saudável adulto – 600 a 900 mcg/dia
  • Mulher saudável adulta – 600 a 700 mcg/dia
  • Gestantes – 770 mcg/dia
  • Lactantes – 1200 a 1300 mcg/dia

Podendo variar dependendo da necessidade de cada organismo, caso seja necessário uma inclusão maior da vitamina ou complementação, o médico solicitará após exames complementares.

Benefícios

Uma das grandes contribuições da Vitamina A para nosso organismo é a de nível celular, pois tem extrema importância no desenvolvimento e crescimento das células da pele, unhas, cabelo, cor dos dentes e da nossa visão. É a vitamina mais importante para a proteção das córneas, e ausência dela pode trazer alterações oculares gravíssimas, ate a perda total da visão. E extremamente necessária para manter uma pele saudável, de forma integra e com a função das células protetoras da pele e mucosas em perfeito funcionamento, além de auxiliar na prevenção do desenvolvimento de câncer de pele.

Contribui de forma poderosa no crescimento e desenvolvimento do corpo, pois é uma das responsáveis pela proliferação e divisão celular, regulando os genes que formam os hormônios do crescimento. Além de ser o mais forte combatente de infecções no geral, principalmente nas vias respiratórias, digestivas e do trato urinário. Como agem direto nas mucosas e pele da todo aparelho interno humano, é de extrema importância por manter a integridade dessas células combatendo qualquer infecção que queira atingir o organismo. A vitamina A é também uma umas das vitaminas oxidantes, que evitam a ação dos radicais livres responsáveis pela catarata, tumores, problemas de pele como também do câncer e da anteriosclerose. Na infância tem suma importância, por auxiliar no melhor desenvolvimento de ossos e dentes. É indicada também como auxiliar no controle dos sintomas da TPM, quando iniciada a ingestão de alimentos ou suplementos com essa vitamina 10 dias antes do ciclo.

Vitamina A na Gravidez

Durante a gestação o bebê necessitara de todos os nutrientes passados pela mãe para se desenvolver, e a principal vitamina que age no crescimento e desenvolvimento do feto é a vitamina A. Esse nutriente é responsável pelo desenvolvimento celular e a formação óssea de todo o corpo. Mesmo a mulher seguindo uma alimentação adequada e rica em vitaminas, a inclusão de suplementos vitamínicos é indicada, para suprir qualquer necessidade desses nutrientes. Os suplementos de vitamina A são encontrados através de cápsulas, pílulas e forma líquida, podendo ser encontrada em compostos de outras vitaminas tão importantes quanto ela.

O uso do suplemento vitamínico é indicado também por fornecedor à dose adequada para o consumo ideal para nutrir mãe e bebê, agindo no desenvolvimento correto e saudável da visão, do sistema imunológico assim evitando infecções, expressão genética e na integridade da pele e mucosa do feto. Os suplementos de vitamina A são facilmente encontrados em drogarias e lojas virtuais que fornecem esses produtos de forma segura e com preços bem acessíveis a todo público.

Foto: Bradley Stemke