Vitamina C

O corpo precisa de vitaminas para combater doenças e se manter forte contra elas. Alguns alimentos podem ajudar com substâncias como a vitamina C, encontrada em vários alimentos. Porém ele também é usado como complemento para a nutrição correta e prevenção de doenças.

A Vitamina C

A vitamina C é recomendada por médicos em episódios de gripes e resfriados, porém a substância não serve somente para essa finalidade. O ácido ascórbico como é chamado cientificamente tem um papel muito vasto no organismo. A estrutura da vitamina C é C6H8O6, chamada de ascorbato e é facilmente encontrada na tabela periódica. Esse complemento é responsável por várias reações químicas das células e faz então um papel de renovação e de fortalecimento. As substâncias que compõe a vitamina c é solúvel em água, por isso se não consumida a dose correta diariamente, pode ser utilizada em formato de pastilhas efervescentes, balas, pó e cápsulas vendidas livremente em farmácias convencionais e de produtos naturais.

A vitamina C é rica em propriedades que combatem os radicais livres e ajuda a evitar diversas doenças tão comuns aos humanos, mas também em animais como cães e gatos. Essa é uma das vitaminas que não são fabricadas pelo corpo, nem tão pouco transformadas (algumas vitaminas se transmutam), ela precisa ser consumida através da alimentação.

Benefícios e Propriedades

A vitamina C é um coringa para a saúde, ela tem vários papeis fundamentais para uma saúde perfeita. Ela é usada para ajudar a melhorar alguns aspectos da saúde, são eles:

Fortalece os ossos: O colágeno e a vitamina D são fundamentais para ossos fortes. A vitamina C complementa essas substância, na D auxilia na absorção do organismo e o colágeno na fixação na estrutura óssea. O uso regular de vitamina C ajuda a evitar fraturas, luxações e outros problemas em pessoas idosas que sofrem de osteoporose ou mesmo jovens que praticam esportes. Os dentes também são beneficiados com a vitamina C, ela ajuda na fixação do esmalte e os mantêm fortes contra cáries.

vitamina c

A laranja é a fonte de vitamina C mais conhecida, porém ela pode ser encontrada em diversas frutas e legumes.

Aumenta a Imunidade: As células brancas do sangue são responsáveis pelo combate a doenças no organismo. A vitamina C age aumentando esses glóbulos consideravelmente então, o organismo passa a ter um combate mais eficiente contra doenças virais como gripes e resfriados. Além disso o ascorbato eleva os níveis de anticorpos adquiridos através de vacinas ou doenças adquiridas.

Melhora a circulação: Como é rica em colágeno e elastina, ajuda no aumento da elasticidade das artérias e veias. Assim ajuda a evitar problemas cardíacos, AVC e aneurismas. As propriedades se alojam no interior das paredes das veias e faz um papel benéfico para o organismo. Varizes também é um ponto chave no uso de vitamina C, assim como ajuda nos vasos sanguíneos superiores, ajuda nos vasos inferiores e reduz consideravelmente a possibilidade de arrebentar veias nas pernas que causam varizes e vasos dolorosos.

Retarda o envelhecimento: A vitamina C é um aliado da aparência. Se consumida em doses ideais diariamente, evita rugas e flacidez da pele. Também é indicada para pessoas que fazem dietas em que a perda de peso é consideravelmente grande. Excelente por ajudar a recuperação da pele esticada anteriormente pelo excesso de peso a voltar ao lugar sem maiores problemas.

Fontes de Vitamina C

A melhor forma de ingestão de vitamina é são com certeza os alimentos. Uma boa parte da vitamina C é deve fazer parte da alimentação porém se não houver alternativa ou uma deficiência importante da vitamina deve ser ingerida em forma de complemento. As frutas são as principais fontes de vitamina C. As frutas cítricas são as principais fontes, pode-se encontrar o ácido ascórbico em:

  • Laranja
  • Limão
  • Kiwi
  • Goiabas
  • Acerola
  • Morango
  • Abacaxi

Mas também alguns vegetais e legumes contêm essa vitamina, o brócolis, o espinafre, aspargo e repolho. Recentemente se descobriu que a Goji Berry, fruta vermelha bastante semelhante ao tomate cereja, contém altas doses da substância. Uma unidade equivale á seis laranjas grandes em quantia de vitamina C. As alternativas para uma nutrição suficiente com essa vitamina são os complementos. Eles devem ser tomados diariamente assim como as frutas. Podem ser usados em casos onde não se consegue chegar a dose ideal somente com a alimentação então o médico deve receitar. São indicadas estas doses para adultos e crianças:

Crianças: a partir de 50mg diárias

Mulheres: a partir de 65mg diárias

Mulheres gestantes: a partir de 80mg diárias

Homens: a partir de 90mg diárias

Deve-se tomar um copo de suco de fruas frescas três vezes ao dia e sempre deve-se fazer as doses no momento em que for consumi-las para evitar a perda de nutrientes. Um prazo seguro para guardar o suco natural em geladeira é de duas horas.

Para Emagrecer

Uma grande auxiliar para a perda de peso é a vitamina C. Ela além de ajudar a evitar a flacidez durante o processo de emagrecimento potencializa a perda de gordura. Sua composição atua nas células quebrando as gorduras, inclusive a localizada. Deve-se consumir cerca de 90mg diárias de vitamina C quando está em processo emagrecedor para acelerar o metabolismo. Antes dos exercícios diários, recomenda-se um copo de suco fresco de frutas ricas nesta vitamina para ajudar no emagrecimento. Cremes que contenham vitamina C também contribuem para uma firmação mais concreta da pele.

Falta de Vitamina Organismo

Algumas doenças aparecem em casos de falta da vitamina C no organismo. É o caso do escorbuto que são feridas que ascendem nas pernas e coxas. Essa doença é causada pela instabilidade do colágeno do corpo por níveis insuficientes. Essas feridas correm o risco de infeccionarem e podem inclusive levar a morte. Por isso indivíduos com baixa quantidade de ácido ascórbico no corpo, devem fazer a complementação até os níveis ideais serem atingidos. Para prevenção de doenças por deficiência vitamínica recomenda-se abandonar o tabagismo e também ingerir alimentos ricos em vitamina C diariamente aliados ao banho de sol e consumo de zinco.

Foto: cobalt123