O leite materno assegura a saúde para o bebê. Todo recém-nascido merece consumir o leite vindo de sua mãe, pois ele é rico em propriedades nutritivas. O ideal é a mulher que está amamentando tomar vitaminas complementares e suplementos.

  • As Vitaminas na Amamentação
  • Benefícios e Finalidade
  • Deficiência de vitaminas

As Vitaminas na Amamentação

O leite materno carrega em sua composição 50% das vitaminas ingeridas pela mãe através dos alimentos. Fonte da vida nos primeiros seis meses de vida do bebê, ele deve ser rico em todos os aspectos e por isso, muitas mulheres continuam com a nutrição através das vitaminas pré natais como Materna e outras do gênero.

Benefícios e Finalidade

Quando a mulher está amamentando, o corpo demanda muitos nutrientes para o leite, por isso é importante o consumo ideal de vitaminas e sais minerais. Assegurar que o leite esteja repleto de nutriente para o bebê é muito importante, mas também garantir que a mãe esteja com boa saúde.

A dieta balanceada com grãos, legumes, verduras, leite e carnes contribuem para a boa nutrição. Porém, a casos em que o complemento vitamínico é necessário. Nesta fase ele fornece a mulher mais uma fonte garantida para alimentar corretamente o bebê.

Mulheres que estão em fase de amamentação devem comer mais do que as que não estão amamentando. Podemos dizer que ela está literalmente comendo por dois e para não haver prejuízo para a sua saúde, deve consumir mais calorias e mais líquidos também.

Opções de Complementos Vitamínicos

O complemento de vitaminas para quem está amamentando podem ser em forma de cápsulas, mas também podem ser em forma de pó, que é agregado na comida ou mesmo em sucos durante as refeições. Aconselha-se também, que a lactante consuma uma quantidade significativa de ferro para evitar anemias nesta fase da vida.

Podem-se tomar suplementos a base de ferro além, de aumentar a quantidade de alimentos com quantidade significativa de ferro. Além do ferro, a vitamina c para quem está amamentando é importante para ajudar a fortalecer o sistema imunológico e deixar os anticorpos responsáveis pelo corpo em alerta para combater infecções.

Se combinada com zinco, a vitamina C tem sua eficácia potencializada. A vitamina D é importante para ajudar a manter os ossos e articulações fortes, tanto da mamãe quanto do bebê. Essa vitamina é passada através do leite mas em processo de exposição ao sol também. Frutas como banana por exemplo são ricas em potássio e fibras.

Ela ajuda a combater as câimbras que a mulher pode vir a sentir na gravidez e também na fase de amamentação. Os cereais fornecem uma fonte rica de energia e sais minerais. A semente de girassol é uma fonte de zinco.

Deficiência de Vitaminas

Para quem amamenta, a deficiência de vitaminas pode trazer alguns efeitos como, por exemplo, a desnutrição. Mesmo sem perder peso, a mulher pode passar por um quadro agudo de baixa de nutrientes e ficar anêmica, baixar a imunidade assim propensa a risco de pegar algumas doenças infecciosas.

Outro efeito colateral da deficiência de vitaminas na amamentação, é a qualidade do leite que reduz. Assim o bebê pode não ganhar o leite rico e iniciar a perda de peso aparente. O bebê pode sofrer estagnação do peso ou mesmo iniciar o processo de perda.

Nesses casos o médico irá solicitar exames da mulher, caso constatado problemas com baixa de nutrientes, ele irá aconselhar a suplementação vitamínica. O ideal é uma cápsula de vitaminas que contenham:

Cápsulas que Contém:

  • Zinco
  • Ácido pantotênico
  • Ácido fólico
  • Biotina
  • Vitamina E
  • Vitamina D3
  • Vitamina C
  • Nicotinamida
  • Vitamina B12, B6, B3, B2
  • Selênio
  • Molibdênio
  • Manganês
  • Magnésio
  • Iodo
  • Ferro
  • Cobre
  • Cromo
  • Cálcio
  • Vitamina A

A necessidade nutricional vai depender do estado de saúde da mãe e do bebê, porém é seguro que se use vitaminas pré natais em fase de amamentação. O médico irá orientar qual deve ser tomada e também a dosagem ideal.

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Foto: llamito amarillo

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Caixa de Informações Chave:

  1. Todo recém-nascido merece consumir o leite vindo de sua mãe, pois ele é rico em propriedades nutritivas.
  2. O leite materno carrega em sua composição 50% das vitaminas ingeridas pela mãe através dos alimentos.
  3. A dieta balanceada com grãos, legumes, verduras, leite e carnes contribuem para a boa nutrição.
  4. Podemos dizer que ela está literalmente comendo por dois e para não haver prejuízo para a sua saúde, deve consumir mais calorias e mais líquidos também.
  5.  A vitamina D é importante para ajudar a manter os ossos e articulações fortes, tanto da mamãe quanto do bebê.