Vitaminas são essenciais em qualquer fase da nossa vida, porém quando estamos tentando engravidar ou gerando um ser elas são primordiais. Estudos indicam que tentantes que fazem uso de suplementos de vitaminas e minerais, tem sua fertilidade estimulada o que aumenta as chances para engravidar.

Frutas são alimentos ricos de vitaminasA maioria dessas vitaminas para engravidar contém vitaminas antioxidantes que ajudam na fertilidade feminina e podem ser encontradas nas vitaminas C e E e também no acido fólico. Vitaminas o quais devem ser continuamente ingeridas durante a gestação também para o desenvolvimento e formação do bebê. Alguns especialistas indicam a utilização das vitaminas para engravidar não só para as mulheres e sim para o casal. As vitaminas como  B9 e  B12, aumentam o número de espermatozoides e aumentam consideravelmente a fertilidade masculina.

Além de encontrarmos essas vitaminas para engravidar em formas concentradas através de cápsulas, encontramos também em alimentos variados, que são aconselhados por ser uma ingestão de vitaminas naturais, como:

  • Vitamina B9 ou acido fólico: Feijão, grão de bico, couve, espinafre, gema de ovo, Vegetais de folha escura, fígado e etc. Além de aumentarem a fertilidade e já prepararem seu organismo para que esteja saudável durante a gestação, essas vitaminas auxiliam na formação desde a cabeça ate a coluna vertebral do bebe e todo seu sistema nervoso.

  • Vitamina B12: Salmão, caranguejo, mariscos do mar, queijos, ovo, fígado e etc. Vitamina encontrada geralmente em origem animal e tem a eficácia de combater a anemia e manter as células do sangue sempre saudáveis.

  •  Vitamina E: Amendoim, Pistache, amêndoa, semente de girassol, etc. Geralmente encontrados de origem vegetal, devem ser ingeridos com cautela por ser alimentos muito calóricos. É uma vitamina antioxidante e indicada para tratamentos de fertilidade e para gravidez de riscos, pois ajudam a evitar abortos.

  •  Vitamina C: Mamão, Kiwi, laranja, couve-flor, morango, etc. Encontrados em vegetais e frutas, eles auxiliam na maior absorção do ferro no organismo, ajudando na cicatrização e no combate de infecções.

  • Selênio: encontrado em castanhas também é uma rica fonte de saúde para os gametas masculinos e femininos.
  • A vitamina A: Ajuda a fortalecer o sistema imunológico e evita doenças no período fértil tanto para o homem como para a mulher.
  • Zinco: Deve ser consumido diariamente, cerca de 100 gramas de carne vermelha diariamente ou feijão, grão de bico e soja são o suficiente para colaborar com o corpo neste momento.
  • Potássio: Encontrado em alimentos como a banana, ajuda na implantação do bebê no útero após a fertilização. Aconselha-se a comer de uma a duas bananas ou uma porção de folhas de beterraba cozidas, diariamente para obter a quantia necessária para essa finalidade.
  • Ferro: Ele é importante para evitar anemia. O aumento dos glóbulos vermelhos contribui para a oxigenação correta de todos os órgãos e assim, facilita também a irrigação adequada do aparelho reprodutor feminino com uma boa irrigação sanguínea.
  • B2 (Riboflavina): É indispensável, pois ajuda na fixação de todas as outras vitaminas ingeridas no organismo. Ela ajuda o metabolismo na aceitação e no processamento correto de cada uma delas.

Existem outras vitaminas como 0 ômega 3, o cobre e a niacina, que também são muito importantes para uma vida mais saudável e para o tratamento de fertilidade. Mas além da boa alimentação, hábitos saudáveis devem ser adquiridos como praticar exercícios, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, cigarros e drogas. Deve ser evitado também o consumo excessivo de cafeína, pois essa substância atrapalha na absorção de ferro no organismo.

Para o Homem

Vitamina E: Para fortalecer o espermatozoide, a vitamina E é importante. Alguns homens que também tem problemas de baixa de gametas ou oligospermia (ausência de espermatozoides) iniciam o tratamento com essa vitamina. Ela age como antioxidante e além de colaborar com a fertilidade, previne o organismo de doenças como câncer de próstata. A vitamina E pode ser encontrado em alimentos como cereais integrais, óleo de girassol, gérmen de trigo por exemplo.

A dose diária para homens que buscam aumentar a qualidade do esperma é de cerca de 450UI. Caso seja de preferência do homem ou indicação do médico, a dose pode ser alcançada com suplementos de vitamina E em cápsulas. A vitamina E também pode ser usada por mulheres que querem engravidar.

Ômega 6 e 9: Também tem papel fundamental sobre a fertilidade masculina. Ele ajuda ao combate ao stress e esse benefício em longo prazo resulta em uma qualidade superior de gametas. As vitaminas para fertilidade masculina devem ser tomadas diariamente.

Veja também: Medicamentos na Gravidez – Usar com Segurança!

Foto: moonshot