As férias escolares é um dos momentos mais esperados ao longo do ano letivo pelas crianças. Mas e pelos pais? Normalmente são feitas programações antecipadas ou são programadas viagens em famílias para aqueles que conseguem tirar alguns dias no trabalho para curtir juntamente dos filhotes. Mas quando não é possível, os pais tem que se desdobrar para manter essa criançada ocupada, sem reclamar e se divertindo. Para isso, contam com a ajuda de familiares como avós e tios e quando não possuem essa opção, acabam optando pela escola de férias. Para as crianças o tempo de férias é delicioso, mas para grande parte dos pais acaba sendo uma fase exaustiva onde contam os segundos para a volta às aulas.

Crianças de férias solicitam ainda mais a atenção dos pais, que devido à rotina diária dos adultos, acaba ficando complicado caso não tire o tempo totalmente livre para eles. Conseguir conciliar trabalho, casa e crianças de férias não são tarefa fácil (falo por mim mesma), mas conseguimos com muito esforço e prazer.  Afinal, ser mãe mesmo em meio de uma crise de loucura é delicioso rs. A grande maioria das minhas amigas dão graças a Deus ao término das férias e com a volta às aulas. Voltam a ter suas rotinas, sem crianças cobrando passeios e chamando a todo minuto, mas eu particularmente prefiro as crianças de férias sem rotina e cobranças de horários, do que a correria com horários da escola, almoço cedo, uniforme e mochila para arrumar.

Com a volta às aulas os passeios no meio da semana, a sessão cinema em plena tarde de quarta feira e o piquenique no parque são encerrados e dão lugar para a correria da rotina escolar novamente. E que comece o novo bimestre! Com ele novas lições e mais uma contagem regressiva para a chegada das próximas férias. Que o passar desses próximos meses sejam lentos para os pais e passem como foguete para as crianças, mas quando as aulas chegarem, seja tão divertido como as férias que passaram.

Como se Preparar Para a Volta as Aulas?

As férias estão chegando ao fim, os últimos dias de curtição devem ser aproveitados de forma prazerosa. E vamos combinar que criança sabe fazer isso muito bem, não é? Para os papais que acompanharam a jornada de férias por 1 mês ou alguns dias a menos, mais o suficiente para deixa-los exaustos se acalme, AS SUAS FÉRIAS ESTÃO CHEGANDO rs. Para algumas pessoas isso pode soar como algo chocante, mas acredite é verdadeiro! As férias deles acabaram e a nossa correria e preocupação em mantê-los felizes durante esse período também acabou. Os passeios voltarão a acontecer somente aos fins de semana e nossa rotina diária de trabalho e afazeres domésticos volta a funcionar normalmente.

Mesmo você aguardando ansiosamente pela volta a aula irá estranhar nos primeiros dias. O silencio no meio da tarde e a casa que se mantém arrumada por horas. Você consegue responder um e-mail e fazer uma ligação sem que uma pequena voz de fundo te solicite ou atrapalhe sua concentração. Aquele projeto que você queria desenvolver e que ficou parado com a chegada das férias pode voltar a ser analisado e quem sabe ser colocado em prática. Quando somos pais temos que aprender e nos programar para deixar alguns planos e projetos em segundo plano, principalmente quando esta perto das férias escolares.

Se você pode antecipar e resolver todas as questões antes de chegar às férias, faça para evitar transtornos e preocupações que poderiam ser evitadas. Se não pode antecipar, talvez possa adiar para depois das férias e resolver tudo com calma e total dedicação. Para os que não possuem saídas e necessitam trabalhar com os pimpolhos (como é o meu caso), talvez o dialogo possa resolver e funcionar por algumas horas rs. Converse e explique da sua necessidade e que precisa de algumas horas ou minutos para resolver uma questão do trabalho. Mesmo sendo bem complicado uma criança pequena entender que você não esta de férias como ele, pode ser que uma atividade divertida prenda sua atenção por alguns instantes e seja o suficiente para você conseguir resolver sua pendência do trabalho.

Para a preparação de volta as aulas, comece a colocar os pequenos na cama mais cedo pelo menos uma semana antes, de preferência no horário que costuma dormir quando está indo para a escola. Para que assim, acostumem novamente com os horários antes mesmo do inicio das aulas. Se deixar para fazer isso só com a volta às aulas, pode acreditar que será uma tortura para acordar no horário e uma verdadeira choradeira. Outra dica é já verificar uniformes, mochilas e materiais que possam estar faltando e evitando que na correria do dia do retorno, esqueça algo importante. Deixar tudo preparado e organizado é uma ótima forma de iniciar as aulas com tranquilidade e sem maiores preocupações.

Veja também: Adaptação Escolar – Lidando com uma Nova Rotina

Foto: KooKoo Bear Kids, Chris_Parfitt