Sempre escutamos da importância da prática de exercícios físicos para nossa saúde e também de como faz bem durante a gravidez, mas e a yoga para gestantes quais são os benefícios e porque anda atraindo atualmente tantas mulheres para essa prática milenar?

Primeiro vamos conhecer melhor sobre essa prática que foi originada na Índia a mais de 5.000 anos. A yoga segundo seus especialistas é muito mais que exercício físico, é uma filosofia e um novo modo de viver. O significado mais comum que escutamos no mundo da yoga é que yoga é união de corpo e mente, da mente com a alma, união do ser com o divino, sendo o objetivo libertar-se de condicionamentos físicos, sofrimento, dores e preconceitos.

Durante a gravidez é uma ótima fase de reconhecimento do corpo, de novos sentimentos e sensações e a yoga para gestantes é aconselhada exatamente para auxiliar essa nova fase ajudando a controlar as mudanças do corpo, transformações físicas e aprender o autocontrole emocional, além de preparar a mulher para um bom porto.

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Quais os Benefícios da Yoga na Gravidez?

Além do que já citamos acima, a yoga na gravidez auxilia o controle de muitos desconfortos comuns durante a gravidez e que são queixas constantes de nos mulheres nessa fase. A yoga trás os seguintes benefícios:

  • Fortalece o músculo pélvico
  • Alivia e preveni dores nas costas e dores nas articulações
  • Controla os edemas nas pernas e inchaços
  • Alivia na prisão de ventre
  • Reduz a ansiedade
  • Melhora a respiração melhorando a oxigenação para mamãe e bebê

Além de auxiliar na preparação para o parto, o autoconhecimento do corpo e aumentar a ligação entre mãe e bebê, a yoga na gravidez ajuda a mulher aceitar cada transformação do seu corpo, que por sinal são muitas. A prática da yoga na gravidez pode ser iniciada desde as primeiras semanas da gestação e seguida ate o final da gestação, desde que não tenha nenhuma contra indicação e recomendação médica e obviamente as aulas sejam especializadas para gestantes.

Após o parto a mulher poderá retornar a sua pratica de yoga normalmente, pois além de ajudar a recuperar o seu corpo, fazendo o útero voltar ao seu tamanho natural ainda mais rápido e seus órgãos internos retornar ao seu devido lugar, trazendo uma boa forma mais rápido do que esperado. A yoga irá auxilia-la também no controle emocional para lidar com o cansaço físico após o parto, para que consiga cuidar do seu bebê de forma mais tranquila possível.

Exercícios na Gravidez

A prática de exercícios físicos é recomendada por todos os médicos, e no caso dos ginecologistas os exercícios na gravidez são mais do que solicitados, para a melhora e a preservação da saúde da mãe como do bebê, além de preparar melhor o corpo para um parto natural. Não importa a escolha e opção de esporte o que importa é que sejam realizados frequentemente exercícios na gravidez para que venham os benefícios. A circulação sanguínea melhora ,o fortalecimento dos músculos, a melhora na postura principalmente com o crescimento tão rápido da barriga, além que auxilia no combate do ganho de peso em excesso o que pode trazer sérios danos e riscos para mãe e bebê.

Além da yoga é recomendada a prática de hidroginástica, caminhadas e alongamentos, obviamente a prática de qualquer exercício deve ser liberada pelo obstetra responsável pelo pré-natal e todo cuidado deve ser tomado principalmente nos primeiros meses e só praticar com o acompanhamento de especialistas em exercícios para gestantes.

Existem academias e estúdios especializados com professores preparados para atender e acompanhar gestantes e indicar os exercícios apropriados para essa fase, portanto peça indicações e somente se matricule para qualquer prática de exercícios caso tenha certeza da competência dos profissionais que irão te atender.

Veja também: Sexo e Gravidez – Sem Tabu e sem Medos

Foto: Jaybird